Espaço ganhou sete pinturas do artista ucraniano Sviatoslav Vladyka
Nesta última terça-feira (24/08), o Memorial da Imigração Ucraniana, localizado no Parque Tingui, ganhou um conjunto de pinturas assinadas por Sviatoslav Vladyka, artista ucraniano e especialista em arte religiosa antiga. A ampliação do acervo do espaço marca os 130 anos da imigração ucraniana e os 30 anos da renovação da independência da Ucrânia.
São sete pinturas iconográficas dos mais conhecidos santos e anjos do catolicismo, além de retratos de dois poetas – o ucraniano Taras Shevchenko e a paranaense descendente de ucranianos Helena Kolody. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná em 1891 e intensificaram sua vinda a partir de 1895, com destino a Mallet e Prudentópolis.
A instalação das novas obras foi feita por meio de uma solenidade, que contou com a presença do cônsul honorário da Ucrânia Mariano Czaikowski, do presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiukde, do prefeito de Curitiba Rafael Greca, além de outras autoridades e representantes religiosos.
VEJA TAMBÉM: Mostra Traços Curitibanos está em cartaz na Rua da Cidadania do Cajuru
O evento teve a apresentação de acordeon do maestro e presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil, Felipe Oresten, e do tenor Vitório Scarpi, que cantou o Hino Nacional da Ucrânia e o Hino Espiritual daquele país, intitulado Bóje Velêkey Yedêney.
O Memorial Ucraniano fica no Parque Tingui, localizado na Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº – São João. O horário de funcionamento é das 10h às 17h45, de terça-feira a domingo. A entrada é gratuita.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.