A visita é gratuita e oferece belos atrativos da natureza no lugar onde está o primeiro reservatório de abastecimento de Curitiba
Dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi, a cerca de 40 km de Curitiba, existe um refúgio da natureza paranaense: os Mananciais da Serra, um verdadeiro museu natural com rica fauna e flora em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, que também abriga parte da história do saneamento estadual, com as primeiras grandes obras de abastecimento público do Paraná.
O local, que geralmente abre para visitação somente duas vezes ao mês, poderá ser visitado em todos os finais de semana de janeiro, nos dias 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26. A entrada é gratuita. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, mas é permitido entrar no parque somente até às 16h30.
O programa é ideal para caminhada, em grupos ou em família, e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).
Outro diferencial aos visitantes são as exposições permanentes que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) mantém no local. “A vida nos Mananciais da Serra” está exposta na Casa da Memória, espaço que preserva e apresenta parte importante da história do saneamento no Estado. Ali ainda é possível apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I). No Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra (CEAM), a exposição “A história da Barragem do Cayuguava” conta a história desta que é a primeira grande barragem para reservação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.
Nos Mananciais da Serra ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba a partir de 1908, como o Reservatório Carvalho, e mais antiga adutora de água do Paraná. Até hoje, é dali que sai mais da metade da água que é consumida na capital e na Região Metropolitana de Curitiba. A qualidade da água vinda dos Mananciais é garantida graças a uma legislação de proteção da Mata Atlântica, que inibe atividades potencialmente poluidoras. Criada em 1996, a APA possui 88 km² pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Piraquara, importante contribuinte para a Barragem Piraquara I.
Orientações aos visitantes
Para curtir os passeios com conforto e segurança, recomenda-se que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche.
Na entrada há espaço para estacionamento de carros e é preciso fazer um breve cadastro, com apresentação de documento de identificação pessoal. É proibida a entrada de animais domésticos, deixar lixo, nadar, pescar, caçar ou retirar animais e plantas. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Para visitar o local também é necessário comprovante de vacinação da febre amarela.
Os Mananciais da Serra ficam na Estrada da Barragem, s/n – Vila Fuck (Entremar) – Piraquara. Mais informações pelos e-mails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br.