O livro faz parte de um projeto que aborda a temática indígena
O livro infantil “Que Pira é Essa?” destaca a contribuição indígena à língua portuguesa falada no Brasil. O lançamento acontece no dia 26 de agosto e contará com a presença do autor, José Álvaro Carneiro para autógrafos e oficina de carimbos gigantes, ministrada por Carla Irusta. A entrada é gratuita e os livros serão vendidos a preço promocional. A renda da venda do livro será revertida para o Hospital Pequeno Príncipe.
Diversos são os termos indígenas que dão nome aos nossos animais, montanhas, rios, cidades… e pessoas! Pirambóia, piracicaba, piracema, pirarucu, Iracema, Inaiê,… sabe o que estas palavras significam? Partindo do vocábulo pira, termo de origem tupi-guarani que significa peixe, o livro infantil “Que Pira é Essa?” convida a conhecer a diversidade dos povos indígenas presentes no Brasil, procurando despertar o interesse pelo tema de forma lúdica.
A partir do encontro da menina Inaiê com um peixe, a obra apresenta informações atuais sobre os povos indígenas do Brasil, com foco na contribuição indígena à língua portuguesa que falamos por aqui. Pira e diversos outros termos estão presentes na nossa língua. O curioso – e triste! – é que muita gente usa essas palavras no dia a dia sem saber o que significam e de onde vieram.
A iniciativa é parte do projeto “Que Pira é Essa?” que, além da publicação, realizou uma série de oficinas com a temática das culturas indígenas, voltadas para os pacientes do internamento do Hospital Pequeno Príncipe.
SERVIÇO: Lançamento do livro infantil “Que Pira é Essa?”, de José Álvaro Carneiro
Data: 26 de agosto
Horário: a partir das 10h
Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco
Entrada gratuita