Mapas, objetos, fotografias e vídeos fazem parte da exposição em cartaz no Museu da Fotografia
Até o próximo domingo (18/07), o público ainda pode visitar a exposição “Cartografia Mítica da Escarpa Devoniana”, em cartaz no Museu da Fotografia, que apresenta mapas, objetos, fotografias e vídeos que compõem uma proposta work in progress (trabalho em progresso), iniciada em 2020 pela artista visual Maria Baptista.
Os trabalhos apresentados na mostra foram produzidos durante a passagem da artista por cidades como Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi, além de outros anteriores, de 2018 e 2019, realizados durante imersões nessa mesma área geográfica.
No site www.cartografiamitica.wordpress.com, é possível ainda conhecer cada passo da pesquisa feito por Maria Baptista, com referências utilizadas para criação dos trabalhos e outras citações.
VEJA TAMBÉM: Ilustrações antigas e atuais do Palhaço Zequinha estão em exposição na Gibiteca
Os interessados em fazer uma visita guiada com a artista, basta entrar em contato pelo Instagram @gutabap. Para quem prefere visitar a exposição sozinho, o horário é das 12h às 18h, de terça a domingo.
O Museu da Fotografia fica dentro do Solar do Barão, localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro. A entrada é gratuita e é obrigatório o uso de máscaras.
O que é a Escarpa Devoniana?
A Escarpa Devoniana é uma Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, que se estende do nordeste paranaense, na divisa com São Paulo, até o Rio Iguaçu, quase chegando aos limites de Santa Catarina. É uma faixa com terreno elevado rica em biodiversidade marcada pelo encontro dos biomas da Mata Atlântica com o Cerrado.
Nas bordas Leste e Oeste, a Escarpa Devoniana é caracterizada por grandes paredões rochosos, que delimitam o primeiro e o segundo planalto do Paraná. Entre as atrações e cartões-postais famosos do estado presentes nessa região estão o Parque Vila Velha, a Cachoeira da Mariquinha, o Buraco do Padre e o Cânion Guartelá.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.