Cinco atrações para deixar sua semana mais cultural
Com o lockdown decretado em Curitiba, as atrações culturais ficaram ainda mais restritas. Mas, o Curitiba de Graça selecionou algumas opções de divertimento on-line que vão ajudar a deixar sua semana mais animada. Então, dá uma olhada e faça a sua escolha.
Benzedeiras
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), o Mupa está apresentando uma série sobre benzedeiras paranaenses, abordando o universo de fé e da vida das benzedeiras da região Centro-Sul do Paraná, a diversidade de suas práticas de cura e conhecimentos de plantas medicinais.
No dia 18 de março, às 19h, ocorre a mesa-redonda virtual “Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé”, com a antropóloga Taísa Lewitzki e as benzedeiras Ana Maria dos Santos (Ana Benzedeira), Agda Cavalheiro (Dona Guina) e Rosalina Gomes dos Santos (Dona Rosinha), com mediação da arqueóloga do Museu Paranaense, Claudia Parellada.
No encontro, as convidadas compartilharão suas trajetórias, suas práticas tradicionais de cura e a importância da valorização dessas práticas como patrimônio imaterial.
Para acompanhar as lives acesse AQUI. Nas mídias sócias do museu já tem bastante conteúdo bacana sobre o tema.
Geração mimeógrafo
A obra de Ana Cristina Cesar (1952-1983), uma das grandes poetas brasileiras e que participou da chamada geração mimeógrafo, assim como Paulo Leminski, é recheada de questões existenciais e reflexões sobre o próprio ato de escrever. Com refinamento, ela transformava a banalidade do cotidiano em arte, a partir de uma linguagem coloquial, mas repleta de imagens e referências sofisticadas. Suas obras, assim como ela em si, estão no espetáculo solo “Ana C.” com atuação de Laura Nielsen e codireção dela com Thaís Grechi. A montagem entra em temporada virtual, de 18 a 28 de março, com ingressos gratuitos e exibição pelo Youtube – os links estarão disponíveis 30 minutos antes de cada sessão nas páginas do projeto no Facebook e Instagram. Haverá também debates nos dias 20 e 27 após a sessão das 21h. A montagem tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.
Expoente da literatura marginal, a carioca Ana Cristina Cesar, também conhecida como Ana C., se destacava dentro do próprio movimento por uma linguagem singular, marcada pelo tom confessional e reflexões sobre a identidade feminina. Investindo em imagens concretas, por vezes brutais, e demonstrando um olhar irônico sobre o mundo, Ana C. escrevia, sobretudo, em formato de cartas, diários e anotações breves, trazendo para a sua poesia um aspecto intimista e autobiográfico.
AnDanças
Acontece até o dia 21 de março, pelo YouTube, show inédito da banda Cosmoceânica: “Andanças”, com sete apresentações músicais on-line.
A Cosmoceânica é uma banda cênica que mistura várias artes em seus espetáculos. Para este, o enredo é musical e abrange adultos e crianças.
A peça conta sobre os primeiros passos que Maria começa a dar ao completar um ano. Depois do esforço imenso para o primeiro passo, vem o desejo de conquistar a casa, as ruas, os lugares, cidades, países, luas, planetas e galáxias! O ritmo é latino inspirado na Cumbia, muito dançante e divertido.
Entre as canções, são performados textos narrativos e diálogos lúdicos que conduzem o show de forma fluida e instigante.
Cada artista gravou sua parte em casa e a conexão acontece por janelas de imagens num vídeo cosmodançante. Para assistir, basta acessar o canal da banda no Youtube.
Monólogos femininos
O novo projeto do Grupo Teatral Corrente traz cinco monólogos inspirados em personagens femininas de textos clássicos. Serão quatro lives que acontecem nos dias 18, 19, 20 e 21 de março, às 20h, com transmissão pelo Facebook.
Ao fim do espetáculo, acontece um bate-papo entre uma atriz participante do projeto e um convidado, para discutir os temas e personagens abordados e suas relações com os tempos atuais.
As personagens livremente inspiradas em “Santa Joana dos Matadouros”, “Medeia”, “Um Bonde Chamado Desejo”, “Os sete gatinhos” e “Salomé”, questionam a humanidade e a linha tênue entre o amor e a loucura e se misturam no grandioso trabalho artesanal que são os figurinos e cenários criados por Angela Schoendorfer, a partir de insumos recicláveis e reaproveitados.
Festival de Literatura e Artes
Entre os dias 17 e 21 de março, o FLOW Literário – Festival de Literatura e Artes inicia uma programação que soma mais de 20 atrações gratuitas que celebram a literatura em suas mais variadas manifestações. “Música e poesia”, “cidade e teatro”, “slam e performance”, “música e performance” e “cinema, teatro e rap” são os capítulos que narram o evento em cada um dos cinco dias – que contarão com tradução em libras e audiodescrição, valorizando uma linguagem inclusiva, democrática e plural. A programação poderá ser acessada AQUI.
Nos conteúdos oferecidos, oficinas, espetáculos literomusicais, contação de histórias, peças teatrais, performance, arte urbana, videodanças e curtas metragens. Tudo dividido por faixas etárias: as atrações das 11h são destinadas à programação infanto-juvenil; das 18h às 21h30, a programação é voltada ao público jovem e adulto. O formato mescla vídeos pré-gravados, com exibições de espetáculos inéditos e não-inéditos, e oficinas ao vivo.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.