As flores e plantas tóxicas para cães e gatos são muito comuns em jardins ou até vasos dentro de casas. Saiba quais são elas
Por Jacqueline Felippetto
Os pet são muito curiosos e adoram brincar entre as flores e plantas. Mas, muitas vezes, cultivamos algumas que podem causar intoxicação neles. Geralmente, são plantas muito comuns nos quintais e nos jardins e até em vasos dentro de nossas casas, por isso é preciso ter um cuidado especial com animais de estimação, principalmente com os filhotes e agora com a chegada da primavera.
As principais plantas e flores tóxicas para cães e gatos são:
- Espada de São Jorge
- Comigo-ninguém-pode
- Samambaia
- Azaleia
- Jiboia
- Costela de Adão
- Ficus
- Hibisco
- Tulipa
- Lírio
- Bico de Papagaio (a Poinsétia, também conhecida como Rabo de Arara, Papagaio, Cardeal, Flor do Natal Estrela do Natal)
- Copo de Leite
- Babosa
- Palmeira Sagu
- Narciso
Procure manter as plantas e flores em local elevado ou até mesmo isolá-las para que os pets não tenham contato, evitando assim a intoxicação. Caso você perceba que o seu cachorrinho ou gatinho mastigou alguma planta, é importante levá-lo o quanto antes ao médico veterinário, pois alguns sintomas podem aparecer tardiamente e ainda podem ser graves. Quando possível, ainda leve a planta mastigada junto para que o veterinário saiba qual é.
Os principais sinais e sintomas de intoxicação por plantas e flores são:
- Diarreia
- Vômito
- Salivação excessiva
- Falta de coordenação
- Tremores
- Alterações cardíacas e neurológicas graves
Agora vocês já sabem quais são as plantas e flores mais tóxicas, tenham os devidos cuidados Sempre observe e fique atento para evitar que o seu pet seja intoxicado.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.