Conheça projetos brasileiros que ajudam na preservação de praias e do meio ambiente
Por Jacqueline Felippetto
O planeta pede socorro. É lixo nos oceanos, desmatamento, extinção de espécies. Segundo pesquisas, se a situação continuar assim, até 2050 terá mais plásticos do que peixes nos oceanos. Isso é terrível e muito triste. Em torno de 100 mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação dos oceanos com plásticos. Para se ter uma ideia, um canudo plástico tem uma vida útil de apenas 10 minutos, mas na natureza ele pode demorar até 500 anos para se decompor. Imagine o estrago que isso pode causar no meio ambiente!
Conversei com Lisianne Gama, que é coordenadora do Plogging Porto Seguro, um projeto no Sul da Bahia que tem como objetivo levar a conscientização ambiental às pessoas. Eles se reúnem uma vez por semana nas praias para fazer limpezas. Neste momento, as atividades estão interrompidas devido à pandemia, mas eles esperam em breve voltarem.
A cidade de Porto Seguro também se prepara para o Dia Mundial da Limpeza, que é a maior ação de limpeza voluntária do planeta. O lema deste ano é “Eu cuido do meu quadrado”, que Lisianne Gama é uma das líderes aqui no Brasil. O evento, que será no dia 19 de setembro, terá uma edição diferente: todas as pessoas, mesmo dentro das suas casas, em seus bairros, poderão participar. Mais informações no site www.diamundialdalimpeza.com.br.
A Terra pede socorro, sim, e temos que cuidar urgentemente dela. E você, o que tem feito para preservar nosso planeta?
Neste vídeo, tem a matéria exclusiva que fiz sobre o Plogging Porto Seguro e sobre o Dia Mundial da Limpeza para a US BRASIL TV (canal nos EUA)
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=6057ECAb4aY&feature=youtu.be” align=”center” /]
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.