Você sabia que os animais conseguem pressentir fenômenos naturais e, até, a presença de um tumor cancerígeno em uma pessoa? A Dra. Pet explica mais sobre isso na coluna de hoje.
Por Jacqueline Felippetto
Os animais, com os seus sentidos apurados, percebem os sinais da natureza. Tempestades e tremores de terra são os fenômenos que eles mais pressentem. No final de 2004, no Oceano Índico, onde ocorreu a Tsunami que provocou a morte de milhares de pessoas, muitos animais se salvaram. Lá, a população de elefantes é grande e eles pressentiram, na vibração do solo, que se aproximava um perigo e fugiram em direção à mata e para partes mais altas, se protegendo do tsunami.
Esses fenômenos naturais também modificam a pressão atmosférica do ar, o que é somente percebido pelos animais. Quantas vezes seu cãozinho ficou agitado e, logo em seguida, começaram as chuvas e trovoadas!? As aves e pássaros também percebem essa mudança atmosférica e ficam bastante agitadas. Outro caso interessante é o dos cães da da raça São Bernardo, que apresentam uma capacidade olfativa enorme, capaz de encontrar pessoas perdidas na neve. Já foi comprovado também que cães conseguem detectar o câncer em pessoas, simplesmente, pelo odor da urina do ser humano.
Talvez, em um futuro próximo, os animais também sejam utilizados para detectar catástrofes. Cientistas já pensam nessa possibilidade. O cão, principalmente, fica bastante agitado quando uma tempestade está por vir. Então, fica a dica: preste mais atenção ao seu animalzinho, pois, eu acredito que eles têm um sexto sentido, sim!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.