Como utilização das mídias sociais transformou a política e divulgação de informações nos últimos anos é tema do documentário curitibano Pulsão
Desde o início de setembro, está disponível gratuitamente no YouTube o documentário curitibano Pulsão, que aborda como os meios digitais influenciaram a política no Brasil nos últimos sete anos. Dirigido por Di Florentino, com pesquisa e roteiro de Sabrina Demozzi, o documentário foi produzido durante três anos e narra os danos causados pela “cultura da desinformação” e as fake news que se propagaram com a utilização massiva das mídias sociais por grupos políticos brasileiros.
VEJA TAMBÉM: A credibilidade da informação e o combate às fake news são tema de live
São retratados acontecimentos desde as manifestações de 2013, passando pelo impeachment de Dilma Roussef até as eleições de Jair Bolsonaro, mostrando como o uso de dados combinados a narrativas utilizadas por diversos grupos, mensagens falsas ou tiradas de seus contextos colaboraram para uma polarização política, ataque a pessoas, propagação do ódio e ascensão do atual governo no país. Mais informações no site www.pulsao.tv.br.
Debate político
No dia 15 de setembro, o diretor do documentário Pulsão, Di Florentino, será um dos convidados de uma audiência pública, que acontece às 10h, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com transmissão ao vivo pela TV ALEP e pelas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube). O debate será justamente sobre como as redes sociais e a manipulação das informações falsas definiram os debates e rumos do Brasil nos últimos anos.
Assista ao trailer do documentário “Pulsão”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=wV1-UWZOU80&feature=emb_logo” align=”center” /]
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!