Como ter uma carreira mais equilibrada com a maternidade

Em maio, mês das Mães, vamos falar sobre Maternidade e Carreira, um tema que gera muitas dúvidas nas mulheres

maternidade e carreira
Por Geovana Santos
Vivendo um home office forçado pela pandemia, as tarefas se acumulam com as rotinas da casa, da escola, dos filhos, da empresa e tantas outras que surgem no decorrer dos dias. Além disso, existem vários desafios a serem vencidos no mercado de trabalho, preconceitos e também desigualdades. Por isso, é preciso lutar todos os dias pelos direitos e unir-se pela sororidade.
E para que você, mamãe, encontre o equilíbrio entre maternidade e carreira, aqui vão algumas dicas:
AUTOCONHECIMENTO: Reflita, quem você era e quem você é com a maternidade? O que mudou na sua vida? O que essas mudanças estão influenciando na sua carreira? Reconhecer os sentimentos é fundamental para lidar melhor com as emoções que surgem. Inteligência emocional é uma das habilidades comportamentais mais trabalhadas na atualidade, pois sempre haverão desafios, porém é necessário mudar o seu comportamento perante eles.
RESPEITE A SUA HISTÓRIA: Seja única, respeite seus limites e seus valores. O que a sua história te apresenta de fortalezas para a sua carreira? O que você quer deixar de legado para os seus filhos? Isso vale também para as mamães que talvez não sentem-se felizes na carreira atual, se este momento profissional está causando alguma dor, reflita o que pode estar levando a esses sentimentos, passamos grande parte da vida no trabalho, o que é preciso fazer para que você encare o trabalho com um olhar mais positivo e com propósito? Será que esta carreira continua fazendo sentido para você?
REDE DE APOIO: Nem todas as mães têm uma rede de apoio, principalmente, com o afastamento social. Por consequência, acabam sobrecarregadas com as tarefas diversas. Mas, é possível contar com o seu parceiro? Tem um familiar que mora contigo? Se as pessoas oferecem ajuda, é porque realmente querem ajuda, aceite! Se precisar, peça ajuda. Assim você poderá desfrutar de alguns minutinhos para cuidar das suas tarefas.
TENHA MOMENTOS PARA VOCÊ: Isso ajuda a manter o seu equilíbrio emocional, ter momentos para você altera seus estados vibracionais, vibre na positividade. Que tal assistir um filme inspirador, tomar uma bebida agradável, fazer atividade física, meditar, enfim, qualquer atividade para cuidar de você.
POR FIM, CRIE UM PLANO DE AÇÃO: Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer de tarefas pela sua carreira e crie pequenas metas. Liste o que é importante para você ter uma experiência agradável com os filhos, mesmo que por alguns momentos, mas que sejam intensos e de grande afeto.

Você não precisa viver tudo isso sozinha. Mulheres e mães, estamos todas vivendo um momento diferente de tudo o que já vivemos, lembre-se de buscar por apoio e por profissionais da área da saúde que possam lhe auxiliar nesta etapa tão importante.
Um Feliz Dia das Mães para você que vive tantas emoções desde o puerpério, que dedica-se com amor à família e aos filhos, que passa confiança nos momentos de tantas incertezas e por amor, busca equilíbrio na Maternidade e Carreira.
Geovana Santos mãentora
 
Geovana Santos é mentora de carreira, trainer e consultora de negócios. É idealizadora do Projeto Mãentora, que tem como propósito contribuir para que mulheres possam vivenciar a maternidade, encontrando a sua verdadeira identidade profissional.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img