Com a chegada do frio, os pets sentem bastante essa mudança de temperatura. Geralmente ficam mais quietinhos e encolhidos para tentarem se aquecer. O tutor fica preocupado, se deve ou não colocar roupinhas nos pets, principalmente porque existem no mercado pet, inúmeros produtos para manterem os bichinhos bem aquecidos e na moda.
Dra. Jacqueline Felippetto
Roupinhas nos pets, pode ou não?
As roupinhas nos pets são muito bem vindas sim, aquecem o bichinho e mantém eles protegidos do vento também. O cuidado que se deve ter é que alguns pets podem apresentar alergias a tipos de tecidos, inclusive lã e soft.
Se você colocar a roupinha e perceber que o seu bichinho depois de um tempo começa a se coçar e apresentar seborreia, tem que ficar atento. Eu recomendo bastante roupinhas feitas de tecido de algodão nesses casos, são os chamados pijaminhas.
Outro detalhe importante, é que muitos bichinhos detestam usar roupas, se sentem travados ou chegam até rasgar e destruir as roupinhas, tudo depende do temperamento do animal e é o tutor que tem que observar se é ou não ideal vesti-lo.
Cães em geral aceitam mais as roupinhas do que os gatos. Nesses casos você pode optar por cobertores específicos que são colocados nas caminhas para manter o pet aquecido.
Dicas e notícias sobre nosso amigos de estimação!
Entre para o Grupo de Whats dos Amigos Pets!
E como escolher a roupa certa?
Se for escolher uma roupinha é interessante levar o bichinho junto para experimentar, porque na hora o tutor já observa se o seu bichinho aprovou ou não a nova roupinha. Sempre tomar cuidado com roupinhas que tem zíperes ou com muitos botões que podem se soltar facilmente.
É importante ressaltar que não se deve deixar o animalzinho o tempo todo com a roupinha, pois se o pet tiver um pelo longo, a probabilidade de embolar a pelagem é muito grande, caso deixe ele vestido por dias com a mesma roupinha.
O ideal é que seja confortável, não aperte, não machuque e nem cause alergia ao seu bichinho. Qualquer dúvida fale com um médico veterinário!
Observação importante neste época: cuidado redobrado com os aquecedores também, para não haver queimaduras.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV