Site do Cine Passeio é a plataforma oficial da Mostra de Cinema do Festival Mia Cara
Redação, com assessorias de imprensa
Nesta semana, a Mostra de Cinema do Festival Mia Cara é o destaque da programação gratuita no site do Cine Passeio. Essa é a primeira etapa da mostra, que vai até o dia 2 de junho, somente com seis filmes clássicos italianos e um concerto.
Estão em cartaz as produções “Sacco e Vanzetti”, de Giuliano Montaldo, “Julieta dos Espíritos”, de Federico Fellini, “Feios, sujos e malvados”, de Ettore Ecola, além de “Anônimo Veneziano – Bolkan 80: Feliz Aniversário Florinda”, de Enrico Maria Salerno, “Anita e Garibaldi”, de Alberto Ronadalli, e “O Clube dos 27”, de Mateo Zoni.
A seleção para o panorama clássico da mostra foi feita por Antonio Cava. “A escolha dos filmes se deu no intuito de celebrar ícones do cinema italiano, cada um deles traz também uma data a ser lembrada. Nós temos ‘Sacco e Vanzetti’, por exemplo, um drama político no qual se discute a condenação histórica de dois imigrantes italianos nos Estados Unidos, fato que, neste ano, está completando cem anos. Outra atriz de destaque, que completou 80 anos em 2021, é Florinda Bolkan, que também possui uma carreira esplêndida, além de ser uma ótima representação das riquíssimas relações culturais que unem Brasil e Itália. Da mesma forma, não poderíamos esquecer de outro laço que conecta os dois países, como a paixão de Anita e Garibaldi”, explica.
VEJA TAMBÉM: Curtas-metragens curitibanos são selecionados para festival internacional de animação
O público ainda pode assistir a um concerto, gravado ao vivo em Veneza, com o renomado compositor e maestro Ennio Morricone. Tudo está disponível no site www.cinepasseio.org.
A partir do dia 3 de junho, a programação será alterada para uma seleção de filmes italianos contemporâneos feita por Marden Machado, curador do Cine Passeio.
Lançamentos
Para quem procura outros tipos de filmes, o site também traz lançamentos cinematográficos, esses com cobrança de ingressos. Nesta semana estreia o drama inglês “Homens Não Choram”, de Steve Crowhurst, baseado na história real de Paul Connolly, que relata sua infância difícil em um orfanato.
Outras opções pagas são o premiado longa-metragem australiano “Harmonia Silenciosa”, uma história de amor “queer” dirigida por Ian Watson, o drama ucraniano “Os Esquecidos”, dirigido pela cineasta Daria Onyshchenko, vencedor dos prêmios de melhor longa-metragem e melhor ator no Avanca Festival Film de 2020, e o drama de guerra iraquiano “Haifa Street: Corações em Guerra”, de Mohanad Hayal, além do romance de ficção científica canadense “Clara, de Akash Sherman”, e o thriller americano “Lucky: Uma Mulher de Sorte”, de Natasha Kermani.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.