Casa dos Sentidos: Instalação artística abordará universo sensível das crianças autistas

Experiência imersiva inédita será aberta ao público no semestre de 2021, em Curitiba e Ponta Grossa

Um jeito único de enxergar o mundo, interagir com o meio, sentir e ser. A exposição “Casa dos Sentidos” revelará o olhar particular do universo de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Adiada por causa da pandemia da covid-19, a nova data de estreia já foi remarcada para 6 a 20 de abril de 2021, no ParkShoppingBarigüi,em Curitiba, com entrada gratuita.
A “Casa dos Sentidos” será representada por uma construção cenográfica simbólica e lúdica, com 120 metros quadrados, que tem como objetivo a conexão da arte com propostas que gerem inclusão, relevância e transformação social. Os ambientes, distribuídos em cinco cômodos distintos, foram criados por artistas, designers e arquitetos que utilizaram ferramentas para estimular os cinco sentidos do visitante, em leituras sensoriais e poéticas.
“A arte sempre foi um meio poderoso para a tradução do indizível e dos sentimentos que habitam em cada um. Esse projeto, cria um novo conceito de aplicação artística construída a partir de um recorte da comunidade e suas particularidades. Nossa intenção com essa mostra é utilizar a arte para essas representações e assim contribuir para seu papel transformador”, revela Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais, idealizadora da “Casa dos Sentidos”.

VEJA TAMBÉM: Educação pela Pedra: Exposição marca primeira ação da parceria entre o MUPA e a Fundação Joaquim Nabuco

A exposição terá visitas guiadas por robôs e especialistas no assunto. A experiência do visitante terá início na Caixa Preta, assinada pelo dramaturgo Eduardo Ramos e pelo designer de iluminação Jorge Teixeira. O ambiente se propõe a apresentar sensações desconfortáveis e perturbadoras por meio de interações visuais e sonoras, representando o contraponto com os demais espaços da casa.

Parte da instalação da Sala de Jantar. Foto: Divulgação

O cômodo seguinte será a Sala de Estar, que representará na fotografia e nas texturas dos objetos as sensações do tato. A criação é do artista visual Guilherme Zawa e da arquiteta Guta Nagano. Seguindo o circuito, o visitante terá acesso à Sala de Jantar, na qual a ceramista Daniélle Carazzai e a arquiteta Mariana Saltini exploram o paladar por meio de um ambiente desconstruído.
“Construímos um ambiente onde as coisas parecem fora de lugar, estranhas em sua forma, posição ou cor, algo por decifrar, algo que merece atenção por um pouco mais de tempo, mas cuja beleza se revela imediata. Uma sala de jantar onde o prato principal é a compreensão de que o mundo é diverso e de que nada deveria ter lugar fixo, justamente porque cada um percorre caminhos diferentes para obter resultados novos”, destaca Daniélle.
Instalação da Cozinha. Foto: Divulgação

A dupla de artista e arquiteto André Coelho e Givago Ferentz, assina a Cozinha, que convida o público a vivenciar uma experiência auditiva de ruídos e efeitos sonoros típicos desse cômodo e traz a obra do artista conduzindo essa viagem em ilustrações na paredes e objetos. O circuito da exposição encerrará no Quarto, que apresenta a floresta e o mar como enredo de uma leitura bastante imaginativa e sensível desse universo. A conexão do trabalho da artista visual Verônica Fukuda e da arquiteta Nonnie Fenianos, propõe uma experiência visual rica em detalhes, cores e profundidade.
Uma das obras do Jardim Sensorial. Foto: Divulgação

A exposição ainda terá uma área externa, o Jardim Sensorial, que trará as obras do designer, arquiteto e artista visual Marcos Scorzelli inspiradas em animais e desenvolvidas em aço, a partir do conceito de não haver perda de material, nem recorte, nem solda, reverenciando a fauna e a flora por meio de uma exploração minimalista. Ao todo serão 16 peças expostas no entorno da “Casa dos Sentidos”, algumas produzidas com exclusividade para a exposição.

Arte baseada em pesquisas

Para chegar nesse resultado, a equipe técnica passou por dez meses de pesquisas e treinamentos práticos, acompanhados por especialistas em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Todos os processos e intervenções foram validados por profissionais da área, mães e pelas próprias crianças.
O projeto tem apoio dos maiores institutos de pesquisa especializados no Transtorno do Espectro do Autismo: a Tismoo e o The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo. Em Curitiba, parceiros como a Clínica Água e Vida, a Terapia AMI e a União de Pais pelo Autismo foram fundamentais para a contextualização do tema e a forma de abordagem.
“As parcerias chancelam tecnicamente esse projeto, que transita em um universo bastante específico e de muitas particularidades. Ainda assim, ressaltamos que a exposição não tem qualquer outro caráter que não a leitura meramente artística da sensibilidade da amostra estudada”, explica Carolina Montenegro.

Exposição itinerante

Depois de Curitiba, a “Casa dos Sentidos” e o “Jardim Sensorial” seguem para Ponta Grossa, onde haverá 30 dias de exposição. O local ainda está em definição da equipe técnica.
O ParkShoppingBarigüi fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê. Mais informações na página do Facebook, no perfil do Instagram ou no site www.parkshoppingbarigui.com.br.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img