O projeto Casa dos Sentidos ficará aberto ao público até 24 de abril, reforçando as ações referentes ao Mês de Conscientização do Autismo, no Park Shopping Barigüi
Idealizada pela Montenegro Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição interativa Casa dos Sentidos foi criada com o intuito de traduzir em forma de expressões artísticas os sentimentos e vivências das crianças e adolescentes portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de contribuir para a inclusão, aceitação e conhecimento sobre essa condição que atualmente atinge uma em cada 44 crianças no mundo. A mostra, que ficará em cartaz de 01 a 24 de abril, no Park Shopping Barigüi, em Curitiba (PR), terá entrada gratuita e horários específicos de visitas agendadas guiadas por especialistas em terapias cognitivas.
Com 300 metros quadrados de área expositiva, o projeto prevê a construção cenográfica de uma casa, estruturada como instalação de arte, com espaços internos projetados a partir das impressões de crianças com autismo em releituras artísticas. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte. Tudo de forma sensorial e lúdica”, conta Nonnie Fenianos, arquiteta da Montenegro Produções Culturais.
A experiência, assinada por artistas, designers e arquitetos renomados, é distribuída em ambientes sensoriais criados com ferramentas que estimulam os cinco sentidos do visitante. “São leituras, recortes e criações idealizadas a partir do universo sensível de crianças e adolescentes com autismo que vão surpreender e emocionar o público. Uma verdadeira oportunidade de enxergar o mundo sob outra perspectiva”, detalha Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais. Após a temporada em Curitiba, a Casa dos Sentidos passará por São Paulo e Brasília e, por fim, vai desembarcar na Califórnia, nos Estados Unidos.
Para chegar nesse resultado, a equipe técnica da Montenegro Produções passou por 10 meses de pesquisas e treinamentos práticos, acompanhados por especialistas em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Todos os processos e intervenções foram validados por profissionais da área. Além disso, o projeto conta com o apoio dos maiores institutos de pesquisa sobre TEA: a Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e o The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.
Pensada para ser totalmente acessível, a Casa dos Sentidos terá um robô responsável pela audiodescrição de cada um dos ambientes da exposição, além de uma visita gratuita guiada por um tradutor de libras no dia 5 de abril, com agendamento prévio pelo Sympla. Uma versão on-line da exposição em 3D ficará disponível para visitação gratuita no site da produtora (www.montenegroproducoes.com/projeto/casa-dos-sentidos).
Em paralelo à mostra, serão realizadas também ações sociais externas, como encontros entre artistas e professores da rede pública de ensino para tratar da importância do desenvolvimento artístico sensorial; oficinas com artistas que utilizam elementos da natureza como matéria-prima; e 15 visitas guiadas por profissionais da Terapia Cognitiva A_MI para grupos de crianças com autismo e idosos, beneficiados pelo Cedivida – Programa de Atenção à Pessoa Idosa, do Hospital de Clínicas de Curitiba.
Artistas e Arquitetos participantes:
- Cozinha [Artista: André Coelho / Arquiteto: Givago Ferentz]
Você já observou com ouvidos bem atentos o que acontece enquanto alguém cozinha? São vozes, ruídos, barulhos e músicas que se transformam em nosso patrimônio afetivo: a comida. É com essa proposta que o ambiente traz representações artísticas de sons em diferentes vibrações, que farão o público acessar memórias e ativar novas percepções auditivas. A ilustração do imaginário afetivo que permeia esse espaço representa o fio condutor da experiência.
- Sala de Jantar [Artista: Daniélle Carazzai / Arquiteta: Mariana Saltini]
Ao utilizar a fotografia e suas infinitas possibilidades criativas para compor esse ambiente, o visitante terá as sensações relacionadas ao tato ativadas em diferentes elementos. Texturas, formas e espaços mostram-se presentes no cômodo, propondo outros modos de ver e sentir. A sala de jantar promove o contato e a experiência compartilhada, já que todo aquele que toca também é tocado.
- Quarto [Artista: Veronica Fukuda / Arquiteta: Nonnie Feninos]
No quarto, uma narrativa que usa a ilustração para representar cenários que habitam o imaginário popular e nos despertam surpresas, interrogações e descobertas. Da floresta ao oceano, uma construção estética que estimula o olhar além do que se vê.
- Sala de Estar [Artista: Guilherme Zawa / Arquiteta: Guta Nagaro]
A sala de estar foi projetada como um ambiente de desconstrução para provocar estranhamento. Uma aparente inadequação capaz de encantar, surpreender e trazer reflexão sobre a beleza e a potência do que é diferente. As criações artísticas utilizam cerâmica em design inusitado que conduzem à reflexão sobre a beleza do que é o oposto daquilo que estamos habituados.
- Caixa Sensorial [Artista: Eduardo Ramos / Arquiteto: Jorge Teixeira Junior]
A Caixa Sensorial foi projetada para que todos os sentidos sejam ativados. Com auxílio de luzes, sons e imagens, o visitante será conduzido ao universo sensível dos portadores do Transtorno do Espectro Autista.
Apoios, patrocínios e parcerias:
Idealizado e realizado pela Montenegro Produções Culturais por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto cultural Casa dos Sentidos tem apoio da revista Pinó; patrocínio Tetra Pak, Grupo Barigüi, Britânia Eletrodomésticos, Jaguá Frangos, Compagas, Sanepar, Celepar, Berneck, Engepeças, Ademicon, Perkins, Unimed, Uniserv Manutenções, Copacol, Elejor, Gelnex, HAVAN, Honda Prixx, Plaza Veículos e Ravato; além de parcerias com Associação Amigos do HC, Terapia Cognitiva A_MI, Água e Vida Centro de Psicomotricidade, Tismoo, Multiloja, Tintas Verginia, Human Robotics, Agá e Pormade Portas e produção Guanabara Produções Culturais.
A “Casa dos Sentidos” poderá ser visitada no ParkShoppingBarigüi (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600), na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 1º e 24 de abril, com horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Entrada gratuita, com agendamento antecipado de ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/montenegroproducoes) ou retirada no local, no momento da visitação, sujeito a lotação. Classificação indicativa: livre. Mais informações no site https://montenegroproducoes.com/casa-dos-sentidos.