Espetáculo será uma adaptação on-line do projeto “Guairão do Avesso”, em que o público assistia às coreografias a partir do próprio palco
Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Balé Teatro Guaíra (BTG) fará uma apresentação ao vivo diretamente do Guairão – mas, ainda sem público, somente de forma virtual. A transmissão será neste sábado (31/07), a partir das 20h, pelo canal do YouTube.
A apresentação, um sarau, terá performances ao vivo com a participação de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, além de oito espetáculos de vídeo-dança com coreografias contemporâneas, gravadas pelos bailarinos em diferentes espaços da cidade para simbolizar o retorno à nova normalidade. Como a dança é, tradicionalmente, uma arte que exige contato físico muito próximo, a realização dos vídeos e sua exibição a partir do Guairão foram uma forma de se adaptar ao “novo normal”.
VEJA TAMBÉM: Festival Internacional de Percussão de Curitiba terá abertura com João Bosco e Mano a Mano Trio
Na exibição, ainda serão mostrados diferentes espaços do Guairão, como plateia, palco e camarim, para que espectadores possam matar um pouco das saudades do teatro. O sarau do BTG é uma adaptação on-line do projeto “Guairão do Avesso”, em que o público assistia às coreografias a partir de uma plateia adaptada, montada no próprio palco.
Para a bailarina Paula Sousa, idealizadora do sarau, este é um marco do retorno dos bailarinos ao Guairão. “Vamos compartilhar os trabalhos criados pelos bailarinos. O evento simboliza o retorno à nossa casa, ainda que de forma híbrida. É uma tentativa de trazer o público para o teatro virtualmente”, afirma.
A produção dos vídeos e o retorno às atividades seguem todos os protocolos sanitários. Para a realização de duetos, por exemplo, foi privilegiado casais ou amigos que já moram juntos. Em agosto, músicos e bailarinos também voltam a fazer os ensaios regulares de forma presencial no Teatro seguindo os protocolos, a partir de pequenos grupos em horários alternados.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.