Complexo vai receber artesãos da Feira do Largo da Ordem para exposição permanente
Economia criativa e colaborativa. Talvez essa seja a grande saída para diversos setores sobreviverem aos impactos gerados pela pandemia da Covid-19. Analisando isso, a empresária Rose Aguiar, sócia-administradora do complexo gastronômico Vila Urbana tomou a iniciativa de agregar ao local um espaço para artesãos da Feirinha do Largo.
O resultado é o Vila Urbana Arte, Cultura e Gastronomia, que funcionará como uma feira permanente para o artesanato regional paranaense. A abertura oficial será nesta sexta-feira (18/06), às 11h.
“Quando nos deparamos com todo esse cenário começamos a observar o que estava sendo feito ao redor do mundo. Foi quando conheci a Feira Ix Factory, em Portugal, que promove a união de arte, cultura e gastronomia e pensei, temos o espaço e eles tem o produto e precisam de um lugar para expor. Assim nasceu esse projeto”, explica Rose.
Todo o complexo foi adaptado para receber os artesãos que, inicialmente, serão 18 de um total de 45 profissionais, todos expositores da tradicional Feirinha do Largo. “Pintura, crochê, peça de arte, antiguidades, enfim, toda a gama encontrada lá teremos na Vila Urbana”, destaca Rose.
Inicialmente o sistema de expositores vai atender um rodízio, seguindo todos os protocolos sanitários necessários. Por isso também, irá funcionar, neste primeiro momento, somente às sextas e sábados. Posteriormente, a ideia é que aconteça diariamente e que todos possam expor juntos. “Estou com boas expectativas para iniciar esse projeto porque a situação dos artesãos está muito difícil desde que a pandemia se instalou. Acredito que tem tudo para dar certo”, relata Wilson Guimarães, artesão de artigos de couro que faz parte da Feirinha do Largo há 52 anos.
VEJA TAMBÉM: Passeio de carro pelo Zoológico de Curitiba faz sucesso entre a população
A Vila Urbana, localizada na região central de Curitiba, foi inaugurada há dois anos, mas mesmo ganhando um público fiel, acabou sendo afetada pela pandemia. “Sempre buscamos mais um viés cultural, fomos atropelados pela pandemia, logo que abrimos tudo aconteceu. E agora surgiu essa oportunidade de efetivarmos isso e abraçamos a causa e, também, estendermos os braços uns aos outros, considerando que nossos setores foram amplamente prejudicados”, conta a sócia-proprietária.
Os estabelecimentos de gastronomia e bebidas continuarão no local, que ainda realizaráintervenções culturais como shows musicais, esquetes teatrais, entre outros, assim que for possível.
A Feira da Vila, na Vila Urbana Arte, Cultura e Gastronomia, abrirá sexta e sábado, das 11h às 21h. O espaço fica na Rua Marechal Deodoro, 686 – Centro. Mais informações no Facebook, no Instagram e no site www.vilaurbanagastronomia.com.br.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.