“Fogo” é o terceiro videoclipe da campanha de lançamento do álbum “O Lado Bê Do Hino”
A história de um romance que se comporta como o fogo contada por meio de incêndios históricos. Assim é a composição de “Fogo”, música do do MC curitibano Bernardo Beduino que acaba de ganhar um videoclipe.
“O videoclipe, pra mim, é uma extensão da música… Tudo que eu acabo pensando nos meus roteiros, e o que eu pensei no roteiro do “Fogo”, foi pra isso. Vamos colocar a mensagem alinhada com a música, de uma forma sutil. Às vezes a pessoa não vai saber o que aconteceu no Bronx, mas a mensagem tá ali. A gente precisa que a pessoa olhe e se perca naquele universo, pelo menos durante os minutos da música” conta João Sinhori, diretor e roteirista do videoclipe “Fogo”.
A proposta do roteiro é convidar o público a visitar o Bronx durante a década de 70, momento em que o bairro berço do hip hop sofria com uma série de incêndios. Foi em um desses incêndios que aconteceu um grande apagão, onde diversas lojas foram saqueadas, aumentando a oferta de toca-discos e equipamentos de som vendidos de mão em mão, democratizando o acesso a essas tecnologias, impactando na multiplicação das festas de hip hop com o surgimento de novos DJs.
VEJA TAMBÉM: Festival Internacional de Percussão de Curitiba terá abertura com João Bosco e Mano a Mano Trio
No video, Beduino contracena com Jaquelivre, cuja personagem tem sua existência questionada pelo protagonista, que a partir da janela de seu quarto observa os incêndios. As imagens foram gravadas no Estúdio Vieira, em Curitiba, onde a equipe de arte construiu um quarto cenográfico, incluindo paredes e janelas, para transportar os atores diretamente para o Bronx.
“A gente criou um quarto, com decoração e cores que remetesse aos anos 70 e 80, e que combinasse com a cor principal que é o vermelho. Por isso, a gente usou as paredes em tons de verde, com aparência de descascado… o chão é vermelho estampado, algo que usavam bastante na época. E o elemento principal são os equipamentos de som espalhados, que remete aos saques que aconteceram no Bronx durante os incêndios” descreve Nicole Lopes, diretora de arte do projeto.
Mas, esse não é o único incêndio citado na letra da música. Beduino também cita o incêndio em Roma (Itália) causado pelo imperador Nero, em 60 d.C e as queimadas criminosas da Amazônia, no Dia do Fogo (Brasil), em 2019, em apoio a política de devastação ambiental do atual governo.
“Eu escrevi essa música em agosto de 2019, logo após as queimadas do Dia do Fogo, promovidas por apoiadores do atual presidente. Essa ação criminosa me fez lembrar de diversos momentos na história onde chamas mudaram o curso da história de um povo ou de um local. Durante o processo de produção da música, eu conheci a Gabriê através do Dan Almeida, produtor musical do disco. Como ela é de Rondônia, um dos estados afetados pelas queimadas, resolvi convidá-la para participar da música. Fiquei muito feliz que ela aceitou o convite e estou muito satisfeito com o resultado” relata Beduino.
Assista a “Fogo”, terceiro videoclipe que faz parte da campanha de lançamento do álbum “O Lado Bê Do Hino”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=zogZj5u5DZM” loop=”no” muted=”no” /]
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.