Tirinhas que impactaram gerações ganham livros colecionáveis com trias dominicais em homenagem aos 70 anos do cão mais famoso de todos os tempos
A Editora Planeta DeAgostini acaba de lançar uma coleção especial, a “Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection”, que apresentam os quadrinhos de 1952, época em que as tirinhas triplas da turma começaram a ser publicadas nos jornais, até os anos 2000.
“Snoopy, Charlie Brown & Friends, A Peanuts Collection” conta com textos exclusivos e prólogos escritos pelos especialistas em Charles M. Schulz, Alexandre Boide e Érico Assis. A primeira edição ainda tem um fascículo especial de apresentação da coleção, que traz curiosidades sobre o universo dos clássicos quadrinhos de Snoopy.
A coleção especial está disponível para compra no site da editora
Para que você conheça mais sobre o Snoopy, a Editora Planeta DeAgostini listaram cinco curiosidades para relembrar a trajetória dessa famosa tirinha:
1. A comunicação de Snoopy
O famoso personagem apareceu pela primeira vez em 1950 e, na época, era similar a um cão real, andava em quatro patas e não se comunicava. No entanto, o personagem comunicou-se pela primeira vez, através de balões de pensamentos, dois anos após sua criação. Além disso, compreendia tudo o que os outros personagens da história diziam.
2. Os irmãos de Snoopy
Um fato que poucas pessoas conhecem é que o famoso cachorro das tirinhas tem sete irmãos: Andy, Rover, Spike, Olaf, Molly, Belle e Marbles. Na história, eles nasceram na Fazenda Canil Colina das Margaridas e Snoopy viveu com lá até ser adotado por Charlie Brown. No entanto, há várias menções dos irmãos do beagle na história, a primeira vez foi em 1965, quando Snoopy pergunta o que aconteceu com eles. Posteriormente, os outros cachorrinhos aparecem aos poucos em diferentes tirinhas dos anos 1970.
3. Snoopy foi uma das primeiras tirinhas a ter um personagem negro
Após a morte de Martin Luther King, em 1968, uma professora escreveu para Schulz falando sobre a importância de introduzir uma criança negra no grupo de Charlie Brown, para ajudar de alguma forma a diminuir o racismo na sociedade. Então, no dia 1º de agosto de 1968, ele criou o personagem Franklin, que passa a integrar o grupo e trazer reflexões aos leitores.
VEJA TAMBÉM: Dossiê Beatles: E-book e audiolivro revelam curiosidades sobre John, Paul, George e Ringo
4. Charlie Brown e seus amigos ao redor do mundo
Em 1967, os quadrinhos de Schulz já eram publicados em 745 diários e 396 dominicais na América do Norte nos Estados Unidos e boa parte do Canadá. Tempos depois, as tirinhas já foram publicadas em aproximadamente 2 mil jornais e em mais 60 países, sendo traduzidas para 40 línguas.
5. As tirinhas foram publicadas todos os dias durante 50 anos
Charles Schulz publicou uma tirinha por dia entre os anos de 1950 e 2000, ao todo foram aproximadamente 18 mil tiras publicadas. A última foi lançada dia 13 de fevereiro de 2000, no qual Charles se despede dos seus leitores e anuncia sua aposentadoria.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.