Projeto “Baixo São Francisco” buscou fazer uma análise antropológica do local
Por Camile Triska, com informações da assessoria
O icônico bairro curitibano São Francisco, local de polêmicas e tensões sociais, acaba de ser retratado em um projeto que resgata sua história e como ajudou a construir a identidade urbana da capital paranaense.
Denominado “Baixo São Francisco” e idealizado pela produtora Transpira, foram produzidos um livro e um documentário que serão lançados na próxima terça-feira (15/12), a partir das 20h, em uma live no Facebook e no Instagram.
VEJA TAMBÉM: HQ “CWB”, uma jornada surreal pela alma de Curitiba, tem lançamento virtual
A cientista social Selma Baptista foi quem escreveu a obra “Baixo São Francisco: Impulsos de uma (Re)Ocupação”, resultado de uma pesquisa sobre cultura e comportamento realizada por meio de pesquisas de campo e bibliografias antropológica, histórica e arquitetônica.
O livro terá distribuição gratuita a partir do dia 16 de dezembro no bar MÃE (Rua Treze de Maio, 512), na Galeria SOMA (Rua São Francisco, 179) e na Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226).
Já o documentário foi produzido por Jessica Candal e segue o dia a dia de dois personagens cativos no bairro e da cena hip hop curitibana: Mano Jhow e KBU. Com direção coletiva, o “HIP HOP no corre no baixo” traz, pela ótica do hip hop, uma linguagem crua da realidade de jovens que fazem parte da ebulição cultural e social do São Francisco.
Assista ao trailer
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=QUxilctnZ2w” loop=”no” muted=”no” /]
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.