Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo oferece três oficinas para criadores do setor audiovisual, com vagas preferenciais para pessoas negras e indígenas
Já estão abertas as inscrições para as três oficinas do Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo, que têm o objetivo de valorizar e aprimorar processo criativo do setor audiovisual.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 4 de dezembro neste link. Todas possuem vagas preferenciais para pessoas negras ou indígenas e ocorrerão em formato virtual.
“Uma Conversada Inacabada com Imagens”, que será ministrada no dia 12 de dezembro pelo crítico e curador do festival, Fabio Rodrigues Filho, é apoiada pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC – PR) e a única oficina voltada somente para residentes do estado do Paraná. O objetivo é estimular novos criadores do estado falar sobre cinema.
Segundo Fabio, a ideia é “abordar a crítica como lugar de conversa com os filmes, entre imagens e pessoas, e entre cinema e as coisas do mundo – reconhecendo as partes em diálogo como agentes ativos”. A oficina promoverá ainda um concurso de críticas com premiações de R$ 300 e R$ 200 reais para o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Já as oficinas “Como o som se articula no cinema”, ministrada por Evelyn Santos no dia 12 de dezembro, e “Produção audiovisual para mídias digitais”, ministrada por Caio Franco em 13 de dezembro, são para interessados de todo o Brasil.
Cinema negro
O Griot – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo acontecerá de 11 a 20 de dezembro, com exibições on-line gratuitas. Neste ano, o tema principal será a construção de um um outro imaginário sobre subjetividades e vivências negras no Brasil e no mundo.
VEJA TAMBÉM: Cineasta curitibana retrata diferentes realidades da luta das mulheres por mais igualdade
O festival será dividido em cinco mostras: Competitiva Nacional, com filmes realizados por cineastas brasileiros; Mostra África do Sul, com um recorte de filmes que a cada ano percorre um país do continente africano; a Mostra Entre-Mares, trazendo filmes de pessoas negras de diáspora; Mostrinha Griot, com filmes para crianças de todas as idades; e o Panorama Aline Motta, com um conjunto de filmes dessa cineasta.
Mais informações no site festivalgriot.com.br, Facebook, Instagram e Twitter.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.