A segunda lista de selecionados ao Prêmio Jabuti, somente com metade dos indicados, sairá em novembro
Por Camile Triska, com assessoria
No última semana, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os 10 finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2020. Nesta edição são 200 finalistas, 117 selos editoriais diferentes e ainda 10 autores independentes. Dez paranaenses, além de artistas e escritores que fazem de Curitiba sua residência ou que cresceram no estado, estão entre os selecionados.
No dia 5 de novembro, uma nova lista, com cinco finalistas por categoria, será divulgada também no website do prêmio: www.premiojabuti.com.br. Os vencedores e o ganhador do Livro do Ano serão anunciados em cerimônia de premiação on-line, que será transmitida ao vivo nas redes sociais da CBL, no dia 26 de novembro de 2020.
“Em um ano repleto de tantos desafios, não dá para descrever a emoção de anunciar os finalistas do Jabuti, um prêmio tão importante para o Brasil e para o mercado editorial”, destaca Vitor Tavares, presidente da CBL. Em 2020, temos 200 finalistas, 117 selos editoriais diferentes e ainda 10 autores independentes.
VEJA TAMBÉM: Curitibana indica livros de escritoras brasileiras no Instagram
A premiação é organizada em quatro eixos: Literatura, que tem categorias Conto, Crônica, História em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento e Romance Literário; Ensaios, dividido em Artes, Biografia, Documentário e Reportagem, Ciências, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Economia Criativa; Livro, com as categorias Capa, Ilustração, Projeto Gráfico, Tradução; e Inovação, que premia o Fomento à Leitura e Livro Brasileiro publicado no exterior.
O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil e a estatueta do prêmio, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que receberá somente a estatueta. O prêmio de Livro do Ano recebe R$ 100 mil – nessa, concorrem os vencedores das categorias dos eixos Ensaios e Literatura.
O Prêmio Jabuti recebeu 2.599 inscrições, 20% a mais do que em 2019. Cada categoria do Jabuti conta com três jurados, profissionais especialistas nas respectivas áreas. Os 60 jurados têm formações diversas e todos conhecem profundamente o universo do livro.
A lista completa de finalistas está disponível AQUI. Saiba quais são os escritores e artistas paranaenses, que fazem de Curitiba sua residência ou que cresceram no Paraná, selecionados nessa primeira fase do prêmio:
Literatura – Conto
Lucas Lazzaretti
O poeta, romancista, tradutor e filósofo de Pato Branco concorre com o seu livro “Placenta: estudos” (Editora 7letras)
Henrique Komatsu
Nascido no interior de São Paulo, cresceu em Curitiba e se formou em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. O escritor concorre com a obra “Ototo” (Editora Confraria do Vento).
Literatura – Poesia
Luci Collin
A ficcionista, poeta, tradutora e educadora curitibana volta à lista de finalistas do prêmio, desta vez com o livro “Rosa que está” (Iluminuras). Em 2017, ela ficou em segundo lugar na mesma categoria, com a obra “A Palavra Algo” (Iluminuras).
Literatura – Crônica
Andressa Barichello
A paulista, que foi criada e reside em Curitiba, é finalista com o seu segundo livro “Ter a escrita” (Patuá).
Fábio Garcia
Natural de Laranjeiras do Sul, o historiador, que é hoje é radicado em Santa Catarina, concorre com seu livro “Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no Sul do Brasil (Cruz e Sousa).
Literatura – Romance de Entretenimento
Karen Soarele
Natural da cidade de Assaí, a ilustradora, publicitária, empresária e autora dos livros infanto-juvenis, que hoje reside entre Porto Alegre, concorre como seu último livro “A deusa no labirinto” (Jambô Editora).
Literatura – História em Quadrinhos
Fefê Torquato
A quadrinista e ilustradora catarinense, que foi criada em Curitiba, é finalista com a sua publicação “Graphic MSP – Tina: Respeito” (Panini Brasil).
Ensaios – Artes
Orlando Azevedo
O fotógrafo português, que vive em Curitiba desde a década de 60, está concorrendo com o seu livro de fotografias “Mestiço – Retrato do Brasil” (Voar), que teve lançamento no Museu Oscar Niemeyer no ano passado – inclusive, nove obras suas integram o acervo do espaço cultural.
Ensaios – Biografia, Documentário e Reportagem
Laurentino Gomes
O escritor maringaense que já coleciona seis Prêmios Jabuti volta aos finalistas deste ano com seu último lançamento “Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares: Volume 1” (Globo Livros).
Jotabê Medeiros
O escritor, repórter e crítico musical que foi criado no Paraná está concorrendo com a biografia “Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida” (Todavia).
Ensaios – Ciências Sociais
Marina Basso Lacerda
A ponta-grossense, doutora em Ciência Política, é finalista com o seu primeiro livro “O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro” (Zouk).
Ensaios – Economia Criativa
Patrizia Bittencourt
A consultora e fluxonomista4D de Curitiba concorre com a obra “Novas economias viabilizando futuros desejáveis: Introdução à Fluxonomia 4D”, junto com as outras autoras Lala Deheinzelin e Dina Cardoso.
Livro – Ilustração
Willian Santiago
O designer gráfico de Cornélio Procópio, radicado em Londrina, concorre por suas ilustrações no livro “Cumarim, a pimenta do reino” (FTD Educação).
Rogério Coelho
O ilustrador paulista que vive em Curitiba é finalista por suas ilustrações no livro “A festa do dragão morto” (Melhoramentos).
Livro – Capa
Alceu Chierosin Nunes
O curitibano, que é diretor de arte da Editora Companhia das Letras, concorre pela capa do livro “Grande Sertão: Veredas”.
Inovação – Fomento à Leitura
Noemia Ishikawa
A pesquisadora londrinense, que atualmente vive em Manaus, é finalista com o seu projeto “Aldevan Baniwa: semeando histórias indígenas da Amazônia”, que busca valorizar e fortalecer as línguas indígenas.
Oi pessoal!
Faltou a Karen Soarele, natural de Assaí/PR, indicada em Romance de Entretenimento.
Obrigado por avisar, iremos atualizar. Redação Curitiba de Graça