Estar nas redes sociais e visível ao mercado pode gerar várias oportunidades profissionais
Por Geovana Santos
Empresas e profissionais estão sendo afetados pela pandemia, várias empresas encerraram as suas atividades nos últimos meses e vários profissionais foram demitidos em meio à crise econômica, provocada pela pandemia da covid-19.
E em um mundo V.U.C.A (sigla traduzida para: volátil, incerto, complexo e ambíguo), torna-se quase impossível prever com clareza o que acontecerá com os profissionais e organizações no mundo “Pós-Covid”, porém, é possível garantir o quanto o profissional precisa cuidar da sua empregabilidade desde agora, principalmente em cenários complexos e caóticos como o que estamos vivenciando.
A empregabilidade é o quanto o profissional é atrativo para o mercado e zela pela sua marca pessoal, e isso vale tanto para quem atua no mercado formal quanto para empreendedores. É mostrar para o mercado qual a sua proposta de valor e como as suas competências técnicas e comportamentais contribuem para o mundo corporativo.
E sabe aquele ditado: “Quem não é visto não é lembrado?” Pois bem, ele faz total sentido no mundo dos negócios, pois o profissional pode ser de alta performance, ter ideias inovadoras e brilhantes como empreendedor, mas se não não são apresentadas ao mercado, continuarão a ser apenas ideias, um conteúdo com informações valiosas, mas sem utilidade, sem divulgação e sem engajamento.
Estar visível para o mercado permite várias possibilidades e oportunidades para a carreira: convites para processo seletivo; facilita que o profissional que busca pelo seu perfil consiga compreender características importantes sobre você através das redes sociais; parcerias de negócios; atividades freelances para atender uma demanda temporária; prestação de serviços e muitas outras, basta tomar a decisão de permitir ser encontrado pelo mercado.
Para manter-se empregável, aqui vão três dicas de redes para contribuir com a gestão da sua carreira:
LINKEDIN: É uma rede profissional mundial que possui milhares de pessoas e empresas conectadas. Permite networking, manter o currículo virtual atualizado e compartilhar e receber insights diários. É uma das principais ferramentas de busca utilizado pelos recrutadores e por profissionais que desejam parcerias com outras empresas, buscando o profissional por palavras-chave. Para atrair a visibilidade do mercado, é fundamental ter o perfil sempre atualizado e manter-se ativo contribuindo e interagindo com outros perfis.
INSTAGRAM: Uma das redes sociais gratuitas que mais crescem no mundo. Permite entretenimento ao mesmo tempo que promove negócios e engaja clientes. Se você não tem uma empresa, deve manter a sua marca pessoal, contando para a sua audiência quem é você profissionalmente, o que poderá resultar em excelentes oportunidades.
COMUNIDADES: Descubra qual é a sua, participe, comente, contribua. Fazer networking é uma maneira de manter a sua empregabilidade, pois pessoas se conectam com pessoas e quanto mais a comunidade souber o que você faz, maior a probabilidade de receber indicações para os seus produtos ou serviços.
É importante descobrir onde estão as pessoas que se conectam com os seus objetivos profissionais. Se você não está conectado em uma dessas redes, crie sua conta hoje mesmo. É preciso desenvolver estratégias constantes para ter o reconhecimento do mercado. Seja empregável!
Geovana Santos é mentora de carreira, trainer e consultora de negócios. É idealizadora do Projeto Mãentora, que tem como propósito contribuir para que mulheres possam vivenciar a maternidade, encontrando a sua verdadeira identidade profissional.
Olá, Geovana, tem algum plano direcionado para consultório médico?
Andrieli, as estratégias apresentadas são adaptáveis para qualquer segmento, porém é necessário entender a sua necessidade para criar estratégias mais personalizadas. Se quiser pode me chamar no privado pra gente conversar.
https://linktr.ee/geovanasantosmentora
Excelente, obrigada pela contribuição!