Com a proximidade dos dias mais frios, especialista
indicam os alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Se o distanciamento social, a higiene constante das mãos e uso de máscaras são medidas básicas para evitar a circulação dos vírus respiratórios, entre eles o novo coronavírus, a alimentação balanceada ajuda o organismo a se manter preparado nos casos de infecções e doenças. A orientação é dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, especialmente com a proximidade do frio, quando problemas respiratórios e outras doenças são mais frequentes.
“Com as temperaturas mais baixas, o ar mais úmido e gelado, as pessoas precisam redobrar os cuidados para deixar ambientes ventilados, lavar com frequência as mãos, usar máscara e outras medidas que evitem a transmissão dos vírus”, alerta Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Curitiba.
Além da não descuidar das medidas de proteção contra os vírus, a rotina de uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico, diminuindo as chances de infecções.
VEJA TAMBÉM: Brasis no Paiol anuncia primeira edição on-line com 10 apresentações
“A alimentação equilibrada de nutrientes também é uma aliada contra a covid-19. Além de fortalecer as defesas do corpo, ajuda a combater a obesidade, que é um fator de risco dentro dessa pandemia”, aponta Patrícia Pinheiro, nutricionista da Secretaria da Saúde.
As principais fontes de nutrientes para abastecer o sistema imunológico são os alimentos naturais. Patrícia lembra que o isolamento domiciliar é uma ótima oportunidade para se desenvolver habilidades culinárias saudáveis.
“A quarentena pode ser aproveitada para aproximar as pessoas da cozinha, trocar receitas pelas redes sociais e usar alimentos naturais para fazer comida de verdade. Além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente”, diz Patrícia.
Dar essa força para o sistema imunológico requer a combinação de vários nutrientes. Todo um alfabeto de vitaminas como A, C e complexo B, além do colorido dos alimentos, que indicam uma boa variação de nutrientes.
“Desde que sejam alimentos naturais, quanto mais colorido e variado o prato, melhor”, diz. “E a adoção do arroz, feijão, frutas, verduras e legumes no cardápio certamente irá contribuir para manter o sistema imunológico preparado, auxiliando no combate de infecções”, diz a nutricionista.
Nutrientes para o fortalecimento do sistema imunológico
Proteínas de origem animal (carne vermelha e branca, leite, ovos), ou ainda de vegetais, como feijão, soja, ervilha, grão de bico.
Vitamina A: fígado, gema do ovo e vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.
Vitamina C: laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi.
Complexo B (composto por várias vitaminas): fígado, carne vermelha, ovo, leite, queijo.
Zinco: carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos, nozes, castanhas.
Magnésio: cereais integrais, vegetais folhosos verdes, espinafre, nozes, frutas, legumes e tubérculos, como a batata, nozes, amêndoas, castanhas.
Selênio: castanha do Pará, ovos.
Medidas de proteção contra vírus respiratórios
Manter o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro (quatro passos) das outras pessoas.
Usar máscaras.
Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel.
Proteger boca e nariz ao tossir.
Manter o ambiente limpo e arejado.