O período sazonal da doença começa em dezembro
e segue até maio
A Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para atenção especial às medidas preventivas contra a febre amarela – a principal é tomar a vacina, que garante a imunização com apenas uma dose. “Neste ano, a febre amarela provocou mortes no Paraná e no Brasil. Como iniciamos o período de férias e viagens, com deslocamentos de muitas pessoas para regiões de matas, que são o habitat do mosquito transmissor, a vacina é a forma mais segura de proteção”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A secretaria estadual monitora, notifica e investiga constantemente as ocorrências da febre amarela em humanos e também em macacos. O vírus transmitido pela picada do mosquito também afeta os primatas, provocando a morte desses animais, denominadas epizootias.
Em relação a casos de febre amarela em humanos, a Secretaria da Saúde informa que são 46 notificações a partir de julho, mas nenhum caso foi confirmado.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. Entre Natal e Ano-Novo, somente alguns locais estarão abertos. As datas e endereços estão disponíveis neste link.