O torneio será disputado no Santa Mônica Clube de Campo
Nos dias 24 e 25 de agosto, a Universidade do Esporte (UE), organização social sem fins lucrativos, irá realizar o primeiro torneio inclusivo do Paraná com o apoio do Santa Mônica Clube de Campo, que sediará o evento.
A competição terá atletas cadeirantes e não cadeirantes masculinos e femininos do clube e da sociedade curitibana, que irão disputar as partidas durantes dois dias consecutivos, das 9h às 18h.
Os atletas cadeirantes que irão disputar são, na maioria, vítimas de acidentes de trânsito, de acidente com arma de fogo (vítimas de assalto a mão armada) e com deficiência devido a quedas. Para eles, a prática do tênis dá ressignificação a vida e superação.
A escolha do mês é devido ao Agosto Amarelo, que promove a campanha de prevenção ao suicídio. O objetivo da realização do evento é mostrar a superação desses atletas cadeirantes, que através do esporte encontraram um novo estímulo para a vida.
Durante o evento também serão realizadas brincadeiras lúdicas com atletas não cadeirantes, que serão convidados a jogar sentados nas cadeiras de rodas para terem uma experiência de perspectiva diferente do esporte. A ação faz parte da inclusão onde duplas de atletas cadeirantes e não cadeirantes disputarão juntos o torneio.
A ONG Universidade do Esporte atua na inclusão do deficiente físico e/ou intelectual por meio do esporte e também trabalha com grupos específicos, como crianças em área de vulnerabilidade social e mulheres que tiveram câncer de mama. As modalidades praticadas são: canoagem, tênis cadeirante e futebol.
A entrada é gratuita. O Santa Mônica Clube de Campo fica na Rodovia Regis Bittencourt, 5000, Km 6 – Colombo. Mais informações na página do Facebook da Universidade do Esporte.