Evento também busca colaborar com o avanço da com o avanço da Linguística Aplicada e da Linguística das Línguas de Sinais
Entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, o Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (GPELIN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá o seminário on-line “Libras como L2 para Ouvintes”, que reunirá profissionais surdos e ouvintes de vários locais e instituições do Brasil e é aberto a professores e pesquisadores da área.
As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas neste link. A programação completa está disponível no site www.letraslibras.ufpr.br.
As palestras, que iniciarão sempre às 19h, abordarão investigações das formas como ouvintes se expressam em Libras, considerando aspectos como sinalização, narrativas e produções, além de questões relacionadas ao ensino de Libras em diversos níveis de ensino.
VEJA TAMBÉM: Oficina gratuita discute a importância dos Beatles na cultura e comportamento
Entre os palestrantes, estão as professoras doutoras Elidéa Bernardino (UFMG), Severina Klimsa (UFPE), Tatiana Lebedeff (UFPel), Fabiola Sell (Udesc) e Lidia da Silva (UFPR).
Segundo a organização, a ideia é que o evento favoreça a formação de professores de Libras como L2 e colabore com o avanço da Linguística Aplicada e da Linguística das Línguas de Sinais em um campo pouco explorado em eventos recentes, apesar de fazer parte do cotidiano das licenciaturas de Libras no Brasil.
O seminário será transmitido pelo canal no YouTube do Núcleo de Ensino de Libras (Nel), projeto de extensão do curso de Letras Libras da UFPR.