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Semana de Animação e Cinema Infantil exibe 46 filmes inéditos no Brasil, nas férias de julho

O MON vai virar cinema para crianças e adolescentes neste mês de julho, de 13 a 24, com a segunda edição de SACI, a Semana de Animação e Cinema Infantil, que traz para Curitiba 46 filmes de 12 países.

Babs tem 9 anos e ganha um porquinho chamado Oink. Vinda dos Países Baixos, essa é uma imperdível aventura em longa metragem feita com a técnica de animação Stop Motion. O filme fez sucesso no festival Berlinale em 2022 e estará no Semana de Animação e Cinema Infantil. (Crédito da foto: Divulgação)
Babs tem 9 anos e ganha um porquinho chamado Oink. Vinda dos Países Baixos, essa é uma imperdível aventura em longa metragem feita com a técnica de animação Stop Motion. O filme fez sucesso no festival Berlinale em 2022 e estará no Semana de Animação e Cinema Infantil. (Crédito da foto: Divulgação)

SACI – Semana de Animação e Cinema Infantil

Um festival feito inteirinho para as crianças mostra que cinema é coisa séria, não importa a idade do público. Em sua segunda edição, com dublagem em português e sessões com legendas descritivas e audiodescrição, o SACI – Semana de Animação e Cinema Infantil – apresenta 46 filmes de 12 países, trazendo para Curitiba uma amostra do que há de melhor no mundo em produção audiovisual para o universo infanto-juvenil. “São obras que divertem enquanto discutem temas universais e oferecem uma perspectiva de outras culturas, estéticas e realidades”, diz Rafael Perry, idealizador do SACI.

Veja a programação completa em: saci.art.br

Serão 10 dias de evento, entre 14 e 23 de julho, em três espaços culturais importantes da cidade. O Museu Oscar Niemeyer vai ganhar estrutura de cinema para protagonizar o festival e haverá sessões também no Cine Passeio e no Teatro da Vila (CIC).

A ideia da mostra é contribuir com a oferta de atividades culturais, com foco na produção cinematográfica contemporânea para o público das mais diversas faixas etárias. Para ampliar a experiência e envolver as crianças a partir de dois anos na magia das histórias, arte-educadores vão realizar atividades antes e depois da projeção dos filmes.

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Tela grande também é para os pequenos

A maratona de exibições na tela grande para gente pequena é também uma oportunidade para que as férias de julho tenham menos telinhas nas mãos, propõe Perry. E que as famílias possam refletir sobre o uso intensivo de telas e smartphones pelas crianças. Se hoje o público jovem é intensamente bombardeado por conteúdos rápidos e micronarrativas, o festival propõe justamente outro ritmo de consumo do audiovisual, com conteúdo selecionado por especialistas e reflexão sobre os temas abordados pelos filmes.

Para facilitar a escolha das sessões, a curadoria fez indicações etárias a partir de 2, 4, 5, 8 e 10 anos de idade em sessões de 50 minutos, que podem reunir vários títulos de curta metragem, sob temáticas como enfrentamentos, aprendizados sobre si e o mundo, perdas, tecnologias e saberes, sobretudo o protagonismo infantil e a pluralidade das infâncias.

O SACI também convida familiares, profissionais de educação e interessados em geral na arte do cinema para bate-papos sobre o papel da cultura da infância no audiovisual brasileiro, identidades e outras infâncias possíveis.

Em Dounia e a Princesa de Aleppo, nossa heroína de seis anos tem algumas sementes de nigella na palma da mão e com a ajuda da princesa de Aleppo viaja em direção a um novo mundo. (Crédito da foto: Divulgação)

Mostra Saci tem todas as sessões dubladas

Além de 15 obras brasileiras, o festival conta com filmes de outras 11 nacionalidades. Diante de tamanha diversidade de idiomas, o SACI investiu mais uma vez em um de seus principais diferenciais: a dublagem de cem por cento dos títulos estrangeiros. O trabalho, assim como na primeira edição, foi todo feito em Curitiba por atores adultos e infantis, envolvendo 150 horas de gravação em estúdio, com 51 vozes e uma equipe técnica de 12 pessoas, entre diretores, editores e mixadores.

“A ideia de produzir as dublagens originais em estúdio é possibilitar, além do acesso ao conteúdo pelas crianças não alfabetizadas, que os filmes possam ser revistos em mostras futuras do SACI e de outros projetos. As dublagens também contribuem com o fomento à economia criativa da cidade e a criação de postos de trabalho para técnicos, atores e atrizes”, diz a co-idealizadora do festival, Isadora Flores, lembrando que ainda haverá sessões com LSE – legendas descritivas,com audiodescrição, para a inclusão de crianças e adultos com deficiência.

Livre para todos

No Brasil, são poucos os festivais exclusivamente voltados ao público infantil, por isso as curadoras ressaltam que o SACI é uma oportunidade de formação de público e de linguagem. As obras estão categorizadas considerando cada faixa etária indicada e seus assuntos de interesse, para ajudar os pais a escolherem a melhor opção.

A seleção passou também por uma curadoria diversa do ponto de vista técnico. Há, por exemplo, filmes no formato live action, documentário, stop motion e animação.

O Saci é realizado pela Infinitoo e Isadora Flores Produção Cultural, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal. É patrocinado pela Oregon, apoiado pela Aços Continente e conta com a colaboração da Grasp. Também tem o apoio institucional do Museu Oscar Niemeyer (MON), Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil e Aliança Francesa de Curitiba.

Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. Ela questiona seu lugar no mundo, por que fala português e não guarani, e é diferente dos colegas da escola. (Crédito da foto: Divulgação)

SERVIÇO – SACI – Semana de Animação e Cinema Infantil

Programação completa em saci.art.br

Quando: 14 a 23 de julho de 2023, em Curitiba
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio e Teatro da Vila (CIC)
Ingressos: Os ingressos podem ser comprados para sessões individuais (adulto R$ 20 e criança R$ 10), ou no formato “passe livre” para 1, 3 ou 10 dias.
Origem das obras: Alemanha, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, França, México, Noruega, Países Baixos, Panamá, Portugal e Quirguistão.

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