As aulas acontecem na segunda quinzena de julho
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promove na segunda semana de julho uma série de oficinas dedicadas à tecnologia e à aprendizagem criativa. Voltados a alunos, professores e comunidade, os cursos são gratuitos e acontecem em Curitiba, na sede do Seed Lab, projeto da Diretoria de Tecnologia e Inovação Educacional (DIT) que busca incentivar o uso de novas metodologias e tecnologias no ambiente escolar.
As inscrições vão até sexta-feira, 12 de julho e devem ser feitas neste link. É preciso criar uma conta no site. Depois disso, basta completar os dados e marcar a oficina de sua escolha. Cada participante pode escolher apenas um curso. No dia da aula, o aluno deve levar o comprovante de inscrição impresso, disponível na aba “ingressos” do site Eventfy. As oficinas serão ministradas de 15 a 19 de julho, das 8h às 17h, na Rua Salvador Ferrante, 1651, Bloco 2 – Boqueirão.
São 240 vagas para oficinas sobre: A Arte do Corte a Laser; Descomplicando a Programação; Desenvolvimento de Histórias em Quadrinhos; Fábrica de Brinquedos Eletrônicos; Lançamento de Foguetes; Programe Como uma Garota; Projetando Máquinas Hidráulicas;e Técnicas da Animação Clássica.
Não há necessidade de conhecimento prévio nas áreas abordadas para frequentar as aulas. A exigência é que o participante tenha, no mínimo, 8 anos de idade e se inscreva em apenas um curso, a fim de dar oportunidades de participação ao maior número possível de pessoas. Ainda, o curso “Programa Como uma Garota” é voltado apenas para o público feminino.
As oficinas serão ofertadas e ministradas pelos técnicos do Seed Lab e do Educa Play, equipe de produção audiovisual também vinculada à DIT. “É uma grande oportunidade para compartilhar com os jovens um pouco dos conhecimentos aplicados na rotina, e também colher para colher referências direto na fonte, oxigenando as novas produções multimídia no setor”, afirma William de Oliveira, do Educa Play.
O professor Ailton Lopes, da equipe do Seed Lab, destaca a oficina exclusiva para o público feminino, “Programe Como uma Garota”, novidade nos cursos de férias do Seed Lab. Segundo ele, a intenção da atividade é retirar o preconceito de que, majoritariamente, as áreas da robótica e da programação são voltadas ao público masculino. A expectativa é que a iniciativa acenda nas estudantes o interesse por esse campo de estudo e deixe claro a importância da participação da mulher na tecnologia.