Início De Graça Roda de leitura virtual apresenta clássico do escritor José de Alencar

Roda de leitura virtual apresenta clássico do escritor José de Alencar

Livro “Senhora” terá leitura compartilhada com mediador da Casa da Leitura Miguel de Cervantes

Estão abertas as inscrições para a roda de leitura on-line sobre o romance “Senhora”, de José de Alencar, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba, que acontecerá no dia 26 de maio, das 15h às 17h, encerrando o mês em que se comemoram o aniversário do autor e o Dia da Literatura Brasileira. Os interessados devem se cadastrar NESTE LINK. A participação é confirmada posteriormente por e-mail. A classificação indicativa é 16 anos.
“A leitura compartilhada deve permitir que o público se interesse pela obra, a despeito da impossibilidade de lê-la inteiramente em uma única atividade de leitura. Também é preciso selecionar trechos que agucem a curiosidade do leitor, sem que ele precise necessariamente saber o desfecho da obra”, explica o mediador de leitura Francisco Lobo, da Casa da Leitura Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha.

VEJA TAMBÉM: Inspirada em poetisas latino-americanas, leitura dramática audiovisual aborda vida e morte

Depois da atividade, os participantes poderão continuar a leitura emprestando exemplares disponíveis nas 17 Casas da leitura da FCC ou, enquanto elas estiverem fechadas por causa das medidas restritivas contra o novo coronavírus, no Curitiba Lê Digital, disponível gratuitamente no aplicativo Curitiba App.
Além de Senhora, o aplicativo oferece mais oito obras de José de Alencar: “A Alma de Lázaro”, “Cinco Minutos”, “Diva”, “Iracema Lucíola”, “O Gaúcho”, “O Sertanejo” e “Ubirajara”. Tanto o empréstimo físico como a leitura virtual são gratuitas.
José de Alencar nasceu no Ceará em 1829 e morreu no Rio de Janeiro com apenas 48 anos. É considerado o mais importante prosador do Romantismo no Brasil. Um dos últimos títulos da sua extensa relação de obras, “Senhora”, teve sua primeira edição publicada em 1875.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile