Inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 25 de março
Até o próximo dia 25 de março, toda a produção de quadrinhos (editoras e autores) poderão entrar no site da premiação e inscrever obras publicadas entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2020. A Comissão Organizadora do 33º Troféu HQMIX prorrogou o prazo, em mais dez dias, a pedido daqueles que deixaram as inscrições para os últimos dias.
Ao todo, são 33 categorias e, uma delas, “Projeto Especial de Pandemia”, terá um destaque especial nesta edição. Ganhará o troféu a melhor ação, feita para enfrentar o ano atípico e problemático como foi 2020.
No mesmo site, há um formulário para quem comprove que é da área de produção de quadrinhos e queira participar da votação final para os melhores de 2020.
VEJA TAMBÉM: Poetas-jornalistas na décima edição de “Às vezes, aos domingos”
É importante que todos leiam com atenção o regulamento e escolham os itens para inscrever suas obras. Neste ano, a inscrição pode ser feita em vários itens, sendo que para cada item inscrito o pagamento é de R$ 10.
Vejam as Categorias:
Publicação de Aventura/terror/fantasia
Obra com temáticas de aventura, terror ou fantasia.
Publicação de Clássico
Obra de republicação de clássicos quadrinhos antigos.
Publicação de Humor
Obra com temática de humor.
Publicação de Tira
Obra de coletâneas de tiras originalmente publicadas em jornais, internet ou de material inédito.
Publicação em Minissérie
Obra publicada que se completa em mais de uma edição. Assim, só poderá ser inscrita quando for publicada sua última publicação sequencial completando o arco da história.
Publicação Infantil
Obra produzida e destinada para o público infantil.
Publicação Juvenil
Obra produzida e destinada para o público juvenil.
Publicação Mix
Obra de coletânea de vários autores em um mesmo volume, seguindo um tema ou não.
Adaptação para os Quadrinhos
Obra composta por adaptação de quadrinhos de uma obra da literatura, do cinema, do teatro ou de outras artes.
Edição Especial Estrangeira
Obra estrangeira em quadrinhos, publicada em volume único.
Edição Especial Nacional
Obra nacional em quadrinhos, publicada em volume único.
Publicação Independente Edição Única
Obra de um único número (one-shot), publicada pelos próprios autores e sem relação direta de editoras.
Publicação Independente Seriada
Obra em série, com previsão de mais edições com o mesmo título, ou mesma família de personagens ou em continuação de capítulos, publicada pelos próprios autores e sem relação direta de editoras.
Publicação Independente de Grupo
Obra de coletâneas, antologias ou mixes, seguindo um tema ou não, publicada pelos próprios autores e sem relação direta de editoras.
Livro Teórico
Obra composta por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltados para temas relacionados aos Quadrinhos.
Editora do Ano
Editora com maior destaque e relevância no ano anterior ao da realização da cerimônia de premiação.
Web Quadrinhos
Obra em quadrinhos originalmente criada para ser veiculada pela internet.
Web Tira
Obra seriada sob a forma de tiras em quadrinhos, originalmente criada para ser veiculada pela internet.
Arte-finalista Nacional
Autor de Obra, responsável pela finalização de uma arte, dando os últimos retoques e realçando o traço do desenho seja em técnica manual, a tinta, ou digital.
Colorista Nacional
Autor de Obra, responsável por acrescentar cor à arte em branco-e-preto.
Desenhista Nacional
Autor de Obra, responsável por ilustrar suas histórias ou de outras pessoas. Pode trabalhar com diferentes meios e técnicas (lápis, tinta, pintura, colagem, etc.).
Novo Talento – Desenhista
Autor de Obra que tenha alcançado destaque no mercado de quadrinhos pela qualidade do seu trabalho na função de Desenhista há, no máximo, três anos.
Roteirista Nacional
Autor de Obra responsável pela elaboração ou adaptação de roteiro para os quadrinhos.
Novo Talento – Roteirista
Autor de Obra que tenha alcançado destaque no mercado de quadrinhos pela qualidade do seu trabalho, na função de roteirista, há, no máximo, três anos.
Evento
Eventos, salões ou festivais, cuja temática seja ligada aos quadrinhos.
Exposição
Exibição ou mostra pública de obras de quadrinhos.
Produção para outras Linguagens
Obra baseada em quadrinhos, produzida em outras mídias, como adaptações para o cinema ou TV, documentários, peças teatrais, livros, etc.
Categorias especiais
São aquelas que não são submetidas à votação pública. Os vencedores são escolhidos pela Comissão Organizadora do Prêmio HQMIX em processos de decisão internos, seguindo critérios técnicos de avaliação.
Projeto Editorial
Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta editorial diferenciada ou especial.
Projeto Gráfico
Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta gráfica diferenciada ou especial.
Projeto Especial na Pandemia
Ações e projetos (obras, projetos especiais, lives, atividades on-line, cursos à distância e outras linguagens) realizados em resistência às dificuldades impostas durante o período de pandemia da Covid-19 e que ajudaram a manter a arte dos quadrinhos viva.
Categorias acadêmicas
São aquelas cujos trabalhos inscritos são avaliados pela Comissão Acadêmica.
Tese de Conclusão de Curso
Trabalho acadêmico de avaliação final de graduação com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo a metodologia específica.
Dissertação de Mestrado
Trabalho acadêmico de avaliação final de pós-graduação de mestrado, resultado de pesquisa com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo a metodologia específica.
Tese de Doutorado
Trabalho acadêmico de avaliação final de pós-graduação de doutorado, resultado de pesquisa própria com tema na área de dos quadrinhos, elaborada seguindo a metodologia específica.
Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.