Além de proporcionar atividades lúdicas para as crianças, a iniciativa também é uma maneira de ajudar artistas durante a pandemia
O Dia das Crianças (12/10) terá programação on-line especial do Vale da Música, com oficinas gratuitas de músicos e palhaços pelo Instagram @parquedaspedreiras. Durante o dia, serão publicadas três videoaulas que ensinarão a criação de canções de maneira criativa.
O primeiro vídeo, às 11h, terá a cantora e percussionista corporal Andrezza Prodóssimo mostrando como criar sons corporais. Nessa atividade, que será acompanhada pela canção folclórica “Peixe Vivo”, os pequenos aprenderão a fazer uma percussão inspirada numa expressão da música “hambone”, que foi criada pelo escravos afroamericanos.
A segunda oficina acontecerá às 13h, com os músicos Filipe Castro e Fabricio Amaral ensinando a produzir música com elementos diferentes, como panelas, potes de metal, jarra de vidro e talheres. Para encerrar a programação, a última oficina, às 15h, com a musicista Aline Morena e o palhaço Propício, mostrará instrumentos não-convencionais que qualquer criança pode ter em casa, com os artistas ensinando e ao mesmo tempo divertindo a todos, criando uma bela canção.
VEJA TAMBÉM: Festival Hora do Recreio terá seis espetáculos infantis on-line a preços populares
“No Dia das Crianças não poderíamos deixar de oferecer uma programação bem lúdica e divertida. Para nós, poder buscar esses profissionais para o projeto #CrieEmCasa é, uma forma que encontramos para manter, mesmo que em menor escala, a engrenagem da economia criativa que a programação do Vale da Música já proporcionava a uma rede enorme de músicos instrumentistas” explica Gabriella Camargo, gerente de marketing do Vale da Música, projeto do Bradesco e Futura Fonte em parceria com a DC Set Eventos, que leva atrações ao Palco Flutuante do lago da Ópera de Arame, mas está oferecendo conteúdo on-line enquanto o local permanece fechado, para entreter o público e ajudar os artistas durante a pandemia da covid-19.
Como funciona o Vale da Música #CrieEmCasa
O músico que tiver interesse em participar do projeto, deve gravar um vídeo dentro de casa. Solos, composições autorais, covers, brincadeiras com o instrumento, ideias criativas e diferentes podem ser enviadas.
O vídeo precisa ser gravado em modo vertical do celular, com mínimo de 1 (um) minuto e máximo de 10 (dez) minutos e enviado via WeTransfer para o e-mail curadoriavale@futurafonte.com.br, junto com o nome artístico, um breve e criativo descritivo e histórico do artista.
O material é analisado pelo núcleo curador do projeto e, uma vez aprovado e publicado, o artista é remunerado de acordo com a quantidade de integrantes: R$ 100 por músico em cada vídeo.