Praça Osório e Santos Andrade recebem as Feiras da Primavera até o dia 11 de outubro
Já começaram as tradicionais Feiras Especiais da Primavera e Criança da Prefeitura nas Praças Osório e Santos Andrade. As barracas vão reunir artesanato e culinária locais, além de lembranças criativas e lúdicas com temática de flores e para presentear os pequenos no Dia das Crianças, que acontece em 12 de outubro.
Serão 69 bancas – 59 na Praça Osório e 10 na Santos Andrade – que irão comercializar vestuário de meia estação e itens artesanais, inclusive de instituições beneficentes. Também não faltam bancas repletas de comidinhas e bebidas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta. Barraquinhas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate, bolachas e biscoitos, e de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também fazem parte das feiras.
Marily Pires Lessnau, coordenadora das feiras de arte e de artesanato da Prefeitura de Curitiba, destaca que todos os produtos expostos nas Feiras da Primavera e Criança são criteriosamente selecionados pelo Instituto Municipal de Turismo. “Obrigatoriamente, eles precisam seguir a temática da estação e comprovar a qualidade de artigos e itens artesanais”, afirma.
Em relação à culinária oferecida nas feiras, ela salienta que os comerciantes selecionados têm licença sanitária e participaram de cursos de Boa Prática de Manipulação de Alimentos. “A população pode ficar tranquila quanto à procedência e saborear tanto os pratos típicos como as bebidas e comidinhas”, ressalta Marily Pires Lessnau.
Os dois diferenciais das feiras serão os artigos com temática de flores e sugestões de lembranças para a criançada. A artesã Graciela Goncho vai expor, na Praça Osório, seus lúdicos e divertidos “dedoches” (fantoches de dedos), bem como seus livros de história em tecido sensoriais.
Entre os expositores com temática flores, está Rosena Coberllini, que irá vender na Osório seus minijardins em vasos de pedra e cerâmica. As composições têm boa parte das plantas e flores cultivada na chácara da artesã, em Pinhais. “Vamos expor vasos com suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, rosa do deserto ou antúrio”, conta Rosena, que usa rústicos vasos de pedra criados pelo marido, o artista plástico Luciano Corbellini. As peças criadas pela família também podem ser vistas todos os domingo na Feira do Largo da Ordem.
As Feiras da Primavera ficam abertas até o dia 11 de outubro. Na Praça Osório, as barracas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingo, das 14h às 19h30. Na Santos Andrade, haverá feira de segunda a sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 14h às 18h.