Entrevistada falou sobre aspectos da obra desse que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos
Por Camile Triska, com assessoria de imprensa
A literatura inglesa, com ênfase na obra de William Shakespeare, foi o tema de uma entrevista com a professora Liana Leão, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em um dos episódios do DadoCast, podcast quinzenal sobre cultura, atualidade, temas jurídicos e histórias inspiradoras comandado pelo advogado Carlos Eduardo Manfredini Hapner.
No bate-papo, a professora destacou que nas obras de Shakespeare (1564-1616) são pontuados aspectos do ser humano que vão desde os sociais aos políticos, bem como “os individuais, do coração”. Ela ainda comentou que, em tempos de pandemia, a literatura é alento e satisfação. “Ler é ter contato com a universalidade do pensamento humano”, sublinhou.
O escritor é considerado o maior dramaturgo da Inglaterra e um dos maiores de todos os tempos. Entre suas famosas obras estão “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “O rei Lear” e “Macbeth”.
VEJA TAMBÉM: Curitibana indica livros de escritoras brasileiras no Instagram
O programa foi ao ar no dia 22 de setembro e está disponível gratuitamente no site dadocast.com, assim como na maioria das plataformas de streaming de áudio, dentre eles Spotify e Apple Podcast.
Difusão da obra de Shakespeare
Para ajudar a difundir a obra do autor, a professora Liana Leão, que faz pesquisas sobre Shakespeare há 20 anos, é uma das organizadoras do site www.shakespeare.ufpr.br e do YouTube Shakespeare Brasil – UFPR, que disponibiliza informações sobre suas obras, além de vídeos de atores como Fernanda Montenegro, Miguel Falabella, Vera Holtz, Diogo Vilela, entre outros, interpretando trechos de peças shakespearianas.