Mutirão da diabetes oferecerá exames gratuitos na Praça Ouvidor Pardinho

A ação é uma parceria entre o Oftalmo Curitiba e a Prefeitura de Curitiba

Foto: Divulgação

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que uma a cada 11 pessoas no mundo tem diabetes. Esse número corresponde a mais de 420 milhões de pessoas. O diabetes é uma doença crônica, que aumenta as taxas de açúcar no sangue, e pode levar a complicações graves quando não controlada. Uma delas é a Retinopatia Diabética, que hoje é a maior causa de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo.

Com base nesses dados, dois dos maiores eventos sobre o diabetes, “Retina do Bem 2019” e o “7º Mutirão Diabetes Curitiba”, se uniram para realizar uma ação no próximo dia 9 de novembro, das 9h às 16h, na Praça Ouvidor Pardinho. O objetivo é equalizar a fila para atendimento oftalmológico dos pacientes diabéticos na cidade. No dia, os pacientes diabéticos poderão realizar exame de “Fundo de Olho”, que pode diagnosticar a Retinopatia Diabética. Podem fazer os exames pessoas com diabetes, encaminhadas ou não pela Secretaria de Saúde de Curitiba, assim como a população em geral que deseja medir o nível da glicemia para saber se tem diabetes.

A iniciativa é uma parceria entre o Oftalmo Curitiba, formado pelo Hospital da Visão e Centro Paranaense de Oftalmologia, e a Prefeitura Municipal de Curitiba. Para o médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, especialista em retina e vítreo e idealizador do Retina do Bem, essa união é importantíssima para prevenção, diagnóstico e tratamento, tanto do diabetes quanto da Retinopatia Diabética. “Nossa retina é a responsável pela captação das imagens que enxergamos; sem o cuidado adequado, não temos uma boa visão. Pessoas que têm diabetes estão mais suscetíveis a terem esse tipo de problema, por isso é tão importante conscientizar, avaliar e tratar o mais rápido possível esses casos. Quando a retinopatia diabética é diagnosticada em fases iniciais, o tratamento é eficaz e pode evitar a cegueira”, avalia.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a ação faz parte do protocolo de atendimento dos pacientes diabéticos acompanhados nas unidades de saúde, uma vez que esses pacientes precisam realizar exames oftalmológicos uma vez por ano. “Com um esforço concentrado, poderemos atender milhares de pacientes com diabetes que ainda não realizaram exames oftalmológicos neste ano. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, afirma.

Os casos mais graves que forem diagnosticados durante a ação, que necessitam de mais aplicações de laser ou tratamento cirúrgico, serão encaminhados para tratamento no Oftalmo Curitiba. “É importante ressaltar que nessa ação promovida entre o Retina do Bem e o Mutirão Diabetes Curitiba, nós não fazemos apenas diagnóstico ou uma campanha de conscientização. Nós fazemos também tratamentos. Os pacientes que precisam de continuidade do tratamento continuam o processo de tratamento pelo SUS, fazendo o que for necessário para evitar a progressão da doença”, finaliza Moraes.

Saúde multidisciplinar
No mesmo dia, o Retina do Bem 2019 e o 7º Mutirão Diabetes Curitiba oferecerão ainda serviços multidisciplinares relacionados a área da saúde, com a participação de enfermeiros, cardiologistas, endocrinologistas, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos. O objetivo, segundo Cristiano Toesca Espinhosa, médico oftalmologista e idealizador do Mutirão Diabetes Curitiba, é conscientizar essas pessoas sobre a doença e a necessidade do monitoramento da saúde.

O médico lembra ainda que o diabetes é uma das principais causas de amputação do membro inferior e, por isso, o mutirão também vai oferecer avaliação do pé diabético. “Pacientes que se encontram no grupo de risco para o desenvolvimento de no pé, serão submetidos a exame de creatinina, que avalia a função dos rins, o que pode resultar em indicação de hemodiálise devido à insuficiência renal causada pela diabetes”, alerta Espinhosa.

A Praça Ouvidor Pardinho fica na Rua 24 de Maio, s/nº – Rebouças.

SERVIÇO: Retina do Bem 2019 e 7º Mutirão Diabetes Curitiba
Data: 9 de novembro
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Ouvidor Pardinho – Rua 24 de Maio, s/nº – Rebouças
Realização: Oftalmo Curitiba, Centro Paranaense de Oftalmologia e Prefeitura Municipal de Curitiba
Apoio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img