Início Música e Dança Mostra Paranaense de Dança exibe gratuitamente mais de 100 vídeos

Mostra Paranaense de Dança exibe gratuitamente mais de 100 vídeos

Apresentações da Mostra Paranaense de Dança mostram que as dificuldades instigam a criatividade dos artistas

Após convidar grupos de todo o Brasil a enviar trechos de 3,5 minutos de coreografias em qualquer estilo, a curadoria da 13ª edição da Mostra Paranaense de Dança selecionou 106 vídeos para exibições nestes dias 24 e 25 de abril, às 19h, pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), que realiza o evento desde 2008.

“Gostamos muito do resultado, e agora desejamos que o maior número possível de pessoas possa prestigiar os trabalhos nos dois dias de exibição”, convida a coordenadora da Mostra, Simone Bönisch.

A qualidade dos vídeos enviados deixou os organizadores entusiasmados com as possibilidades trazidas pela união da dança com o audiovisual. Entre as criações, há algumas realizadas ao ar livre, em casa ou em garagens adaptadas – o que só comprova a capacidade de adaptação dos bailarinos e coreógrafos.

Entre as criações, há algumas realizadas ao ar livre. Foto: Divulgação

Um exemplo vem de Bauru (SP), onde o Núcleo de Dança Giracorpo pesquisou a obra de Clarice Lispector ao longo de um ano e gravou uma coreografia baseada no conto “De vez em quando pertencemos”. A performance foi registrada no Horto Florestal da cidade, ao ar livre. “Enviamos à Mostra um trecho dessa coreografia, que é um trio e traz a expressividade que queríamos retratar da autora, a partir do cotidiano e das metáforas que ela usa como substrato”, conta a diretora Merene Lobato.

“Não podemos nos entregar tão fácil.” Esse foi o pensamento que a diretora artística Nara Dutra, de Maringá (PR), manteve ao longo da pandemia – tanto que organizou uma mostra interna de seus alunos, que se apresentaram ao público online com figurinos, penteados, maquiagem – e máscara. “Fiquei muito feliz ao ver que a ABABTG seguiu essa mesma linha e manteve seu cronograma neste ano. É porque todos nós acreditamos nisto que estamos fazendo”, conta ela, que participa da mostra desde 2012. Sua escola entrou com tudo no evento: enviaram 24 vídeos, dos quais cinco foram selecionados.

Muitos dos vídeos foram gravados nas casas dos bailarinos. Foto: Divulgação

“Produzimos bastante na pandemia. Transformamos a sala de aula em um palco, com empréstimo de três coxias e adereços”, conta Nara. As linguagens trabalhadas vão do clássico ao jazz, passando por dança contemporânea, sapateado e dança aérea. Para ela, mesmo com todas as dificuldades, este é o momento de produzir. “Apesar do recolhimento necessário, quando os teatros abrirem vamos precisar suprir a demanda reprimida por arte.”

Webinar debate a dança virtual

Como aquecimento para as apresentações, nesta sexta-feira (23/04), às 19h30, acontece o webinar gratuito “Eventos on-line e a produção de dança em tempos de pandemia” reúne os organizadores Simone Bönisch e Jorge Schneider, além dos curadores da Mostra Paranaense de Dança Online 2021, Daniel Siqueira, Ian Mickiewicz e Patrícia Machado, em um bate-papo sobre como é fazer dança na atualidade e o papel do artista em tempos de pandemia.

VEJA TAMBÉM: Mês da Dança: Confira a programação virtual da Casa Hoffmann

“Acredito que o momento de retorno presencial será uma explosão de produções. Mas, enquanto isso não acontece, precisamos entender os limites e os benefícios do audiovisual e dos eventos virtuais para a dança”, observa Simone Bönisch.
Em 2020, a Mostra Paranaense de Dança chegou a ser organizada e divulgada, mas foi cancelada devido ao distanciamento social imposto pela covid-19. “O virtual não substituirá o presencial – mas é necessário aprender a usar a tecnologia a favor das iniciativas culturais”, finaliza a organizadora.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile