Teatro Sesi São José dos Pinhais recebe o espetáculo Vigiar e Punir, baseado na obra de Michel Foucault
A Companhia Teatral Caravan Maschera utiliza de sua profunda pesquisa na linguagem das formas animadas, da manipulação de bonecos e das máscaras para abordar a obra do filósofo francês Michel Foucault no espetáculo “Vigiar e Punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola”.
A montagem será apresentada no Teatro Sesi São José dos Pinhais no sábado, 23 de junho, às 20h. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível.
Com o humor negro dos bufões, a peça evidencia como a sociedade atual manipula os desejos e impulsos do indivíduo como um controle de vigilância. De forma onírica e poética, os atores retomam a obra de Foucault para torná-la acessível aos públicos mais diversos, ressaltando os temas da loucura, da desobediência e da noção de normalidade no convívio social.
Os bonecos que dão vida aos personagens do espetáculo são inspirados em quadros do pintor espanhol Francisco de Goya e do pintor holandês Hieronymus Bosch. Algumas das obras desses artistas retratam cenas de guerras, velhice, pecado e tentação por meio de imagens obscuras e figuras por vezes caricaturais.
SERVIÇO: Vigiar e Punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola
Data: 23 de junho
Horário: 20h
Local: Teatro Sesi São José dos Pinhais – Rua XV de Novembro, 1800 – Centro
Entrada gratuita, mas o Sesi aceitará a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível
Observação: retirar ingresso com uma hora de antecedência. Sujeito a lotação