Incentivar cada vez mais a leitura na infância e fazer o possível para “gastar” o tempo com isso é a nossa arma na educação
Por Adelita Becker
Muito trabalho acumulado dos papais, ligações na hora do almoço, mamães na correria. Às vezes, ou quase sempre, estamos tão atarefados no dia a dia que não sobra um tempinho para dar atenção aos nossos filhos. Por necessidade, acabamos ligando a TV e os deixando por ali algumas horas.
Mas há um risco aí muito grave: o das crianças não serem estimuladas, incentivadas à leitura, pois é fácil trocar o livro pela TV ou videogame. Eles são brilhantes e interativos, chamativos até mesmo nos comerciais. Só estimulando a convivência das crianças com os livros, o interesse irá surgir.
Já mostrei por aqui várias dicas de incentivo a leitura. Mas, se isso não funcionar, o desgosto pela leitura pode começar. Pode surgir aí um jovem que não curte livros ou mais um adulto atarefado sem tempo para a leitura.
Estudos já comprovam que menos da metade das escolas públicas do país têm bibliotecas e o setor da Educação Infantil vem sendo abalado por falta de incentivos literários repassados às crianças. Não vamos deixar que este mau caminho entre em nossas casas. As crianças sem acesso à leitura sofrem na escrita, na fala, na convivência, na escola em geral. O poder do papelzinho e das ilustrações ou de uma pessoa contando uma historinha é mágico.
Podemos arrecadar livros, fazer sessões de contação de histórias onde moramos, distribuir livros já usados para circularem, cobrar mais bibliotecas ou melhorias nas que já existem no seu estado. É também o nosso papel incentivarmos cada vez mais o contato com a literatura e fazer o possível para “gastar” o tempo com isso. Será nossa arma na educação!
Se você se identificou com este texto e está sem tempo para ir atrás dos livros para as crianças, acesse o melhor portal para comprar livros com qualidade, de autores e ilustradores locais: A Leitura Genial, que eu te ajudo a escolher!
Adelita Becker, mãezinha, é turismóloga por profissão e depois de “muitas viagens” aterrissou no mundo da literatura infantil. Criou a Livraria Infantojuvenil Leitura Genial – hoje on-line – onde trabalha com autores locais. Seu primeiro livro, “Dix, o Dinossauro em Curitiba” tem a proposta de livro personalizado, onde o nome da criança aparece como protagonista. Tudo para incentivar o hábito da leitura!