Início Literatura Gibiteca comemora Dia do Quadrinho Nacional com vídeo especial

Gibiteca comemora Dia do Quadrinho Nacional com vídeo especial

Gravação com depoimentos de quadrinistas será disponibilizada nas redes sociais

Camile Triska
Neste próximo sábado (30/01) é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional.  Tradicionalmente, a data é marcada por um bate-papo na Gibiteca de Curitiba sobre a produção local de quadrinhos. Neste ano, devido às regras sanitárias, a conversa foi transformado em um vídeo que será disponibilizado no dia, no Facebook e Instagram.
A gravação terá depoimentos de ilustradores responsáveis pelos 42 quadrinhos viabilizados por editais da Fundação Cultural Curitiba e produtores independentes. O tema não poderia ser outro: A produção de quadrinhos durante a pandemia.

VEJA TAMBÉM: Nova HQ de José Aguiar faz uma homenagem crítica a Curitiba por meio de personagens históricos

No mesmo dia, a produtora e editora Têmpora Criativa ainda promoverá o workshop on-line gratuito “Escreva seu Roteiro de HQ”. Os participantes aprenderão sobre arte sequencial, estrutura de roteiro e de narrativa. A aula, que acontecerá das 10h às 12h, será ministrada escritora Mylle Silva. As inscrições devem ser feitas NESTE LINK.

Primeiro registro de um quadrinho brasileiro

O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado desde 1984. A data foi escolhida a partir do que seriam os primeiros registros de uma história em quadrinhos no Brasil: “As aventuras de Nhô-Quim” ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista ítalo-brasileiro Angelo Agostini, que começou a ser publicado pelo jornal “Vida Fluminense” no dia 30 de janeiro de 1869. A história de um caipira que viajava de Minas Gerais para conhecer a Corte Imperial no Rio de Janeiro era apresentada a cada semana em páginas duplas.

Imagem de uma das publicações de Nhô Quim. Foto: Wikipedia/Domínio Público

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile