Com depoimentos reais e respostas poéticas, filme mescla documentário e ficção
Quem já não sentiu saudade? Saudade de um lugar, de alguém que passou nas nossas vidas, de um cheiro e tantas outras coisas. Esse é o fio condutor de “Uma Saudade Brasileira”, o primeiro projeto audiovisual do grupo de teatro curitibano Olho Rasteiro. O filme tem exibições gratuitas no YouTube do grupo até o dia 22 de agosto, sempre às 20h.
Com 65 minutos, o filme apresenta depoimentos reais e respostas poéticas, mesclando documentário e ficção em linguagens teatral e cinematográfica. Assim, a saudade é investigada a partir de sentimentos que a própria palavra representa, como espera, retorno, vazio, memória viva, uma costura que une o presente, o passado e projeta futuros.
VEJA TAMBÉM: Premiado filme rodado em Curitiba tem pré-estreia no Cine Passeio
Para realizar o projeto, o grupo contou com a participação dos familiares do elenco: são mães, pais e uma avó que dão rosto a essas saudades. Todo o processo criativo foi desenvolvido de maneira virtual, com exceção das gravações que ocorreram no espaço Ave Lola. O trabalho tem a direção de Fernando Vettore, montagem de Larissa de Lima, trilha sonora original de Paulo Chierentini e Fernando Ribeiro e direção de produção de Rana Moscheta. No elenco estão Lucas dos Santos, Paulo Chierentini, Rana Moscheta, Rosane Freire, Tayná Miessa e Vanessa Vzorek.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.