A história recente do país pelo olhar da escola de samba é o pano de fundo do livro Fevereiro Sem Carnaval, o Brasil de Cabeça para baixo e outros artigos do historiador e professor, Carlos Mariano Filho.
O autor está em Curitiba para o lançamento que ocorrerá no O Tal do Quintal, no dia 7 de janeiro, às 18h. No mês de dezembro a obra foi lançada no Rio de Janeiro e em Niterói.
Com deferência, poesia e contextualização, nos demais textos o autor discorre sobre autoridades do mundo do carnaval: Tia Ciata, Mano Elói Antero Dias, Ney Roriz, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Lícia Maria Caniné (a Ruça) estão entre elas. Traz ainda um recorte aprofundado sobre diversas agremiações, desde as maiores – Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense –, às não tão famosas – Unidos do Jacarezinho, Paraíso do Tuiuti, Em Cima da Hora e São Clemente.
No livro não faltam polêmicas: reforça a origem negra da escola de samba e seus baluartes, como Ismael Silva; rechaça o branqueamento dos desfiles de carnaval e “as epopeias hollywoodianas” na avenida e discute o uso do termo “tema afro”. Relembra ainda períodos memoráveis da Marquês de Sapucaí como o duelo na pista, em 1989, da genialidade de dois mestres e seus enredos: “Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós”, do recém-falecido Max Lopes, e “Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, de Joãosinho Trinta, que se fosse vivo completaria 90 anos em novembro passado.
SERVIÇO: Lançamento do livro “Fevereiro Sem Carnaval, o Brasil de Cabeça para baixo e outros artigos”
Local: O Tal do Quintal
Endereço: R. Jaime Reis, 366
Horário: 18h às 21h.
Preço: R$ 35,00
Venda on-line: https://loja.metanoiaeditora.com/pre-venda/fevereiro-sem-carnaval-o-brasil-de-cabeca-para-baixo-e-outros-artigos