Estudantes do UniCuritiba fazem doações para a comunidade Portelinha

Estudantes já atuavam na comunidade com atendimento jurídico gratuito, mas decidiram ampliar o foco do projeto

A pandemia não deu trégua aos brasileiros em 2021. Além do crescimento no número de casos e mortes por covid-19, o país registrou queda nas doações a comunidades vulneráveis. Para ajudar essas pessoas, estudantes do UniCuritiba arrecadaram R$ 2.700,00 para a compra de álcool em gel, máscaras e materiais de higiene, que foram entregues às famílias da comunidade Portelinha, em Curitiba.
A ação foi conduzida pelos voluntários do UniCuritiba Sem Muros, um projeto de extensão que oferece atendimento jurídico em comunidades carentes da capital paranaense. Ao perceber que os moradores da Portelinha precisavam mais do que apoio jurídico, o grupo resolveu mudar o viés do projeto.
“Em função da proximidade com os moradores, os estudantes viram que as famílias não tinham produtos de higiene e de proteção contra o coronavírus, como máscaras e álcool em gel. Rapidamente, adaptaram o projeto para atender às necessidades da comunidade neste cenário de pandemia e começaram uma mobilização pelas redes sociais”, explica a professora de Ciências Políticas e Antropologia, Violeta Sarti Caldeira, coordenadora do UniCuritiba Sem Muros.
Segundo Michele Burato Ortis, que continua atuando como voluntária mesmo após ter concluído a sua graduação em Direito, o foco do projeto é o atendimento jurídico, mas o lema sempre foi “abraçamos causas que abraçam pessoas”.

VEJA TAMBÉM: CIEE/PR realiza campanha em todo o estado para arrecadar alimentos

“Diante da atual situação do país, não poderíamos ficar de braços atados, pensando somente no aspecto jurídico. Como estudantes e futuros profissionais do Direito precisamos olhar além dos papéis jurídicos, precisamos ir além dos muros da faculdade e aproveitar dos nossos privilégios para ajudar quem precisa”, aponta Michele.
Estudante do 7º período do curso de Direito, Murilo de Campos Soares reforça que o UniCuritiba Sem Muros não tem foco assistencialista. “O principal objetivo é, um dia, ser desnecessário para essas comunidades. Somos apenas o ‘meio de campo’ entre alguém que neste momento está precisando de ajuda”, comenta.

Campanha “O Amor Contagia”

Outra iniciativa do UniCuritiba que mobiliza a comunidade acadêmica é a campanha “O Amor Contagia”. Desde o início de abril, a instituição é apoiadora oficial do projeto, que nasceu da preocupação com o atendimento da população vulnerável do Paraná. Por meio das redes sociais e ações internas, o centro universitário estimula estudantes, professores e colaboradores a fazer doações.
A campanha nasceu da união das promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná e do Ministério Público do Trabalho do Paraná. Atualmente conta com diversas empresas e entidades do estado na captação de recursos para hospitais que atendem a população no enfrentamento da covid-19, além de reverter fundos para organizações da sociedade civil, como lares e asilos que têm sofrido forte impacto com a baixa arrecadação de doações. Para quem desejar contribuir, basta acessar o site oamorcontagia.site.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img