Todos os espaços culturais estão fechados, mas a cultura resiste por meio de plataformas digitais e redes sociais
Camile Triska, com assessorias de imprensa
Desde março do ano passado, companhias teatrais não podem receber o público e outros espaços culturais estão com suas portas totalmente fechadas – alguns tiveram algumas reaberturas, mas novamente deixaram de funcionar com o novo decreto municipal que instituiu a bandeira vermelha.
Contudo, artistas e outros profissionais de todos as formas de arte se reinventaram e criaram novas experiências virtuais para não deixar a cultura longe do público. Confira algumas das atividades oferecidas por espaços culturais da cidade, que incluem exposições, espetáculos, oficinas, podcasts, livros e lives, todas com acesso gratuito.
Museu Paranaense (MUPA)
Em tempos de distanciamento social e tantas reflexões sobre o futuro, um projeto do Museu Paranaense buscou resgatar a espiritualidade das benzedeiras do Paraná em uma série de podcasts. A playlist completa “Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé” está disponível no YouTube do MUPA.
A exposição “Educação pela Pedra”, em cartaz no museu até setembro, também tem uma visita virtual no YouTube guiada pelo próprio curador, Moacir dos Anjos.
Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)
A partir do acervo de fotografias e trechos em audiovisual do MIS-PR, a exposição virtual “Histórias que o Museu Conta” busca ecos do passado de Curitiba. Esses vultos dizem algo sobre o momento que vivemos e apontam para o futuro.
A mostra está no site do MIS-PR e conta com imagens de fotógrafos importantes da cidade, como Jesus Santoro, Dario Vellozo, além de vídeos da TV Iguaçu.
Museu Oscar Niemeyer (MON)
O MON se uniu aos grandes museus do Brasil e do mundo na plataforma Google Arts & Culture. Lá é possível visitar inúmeras exposições recentes em uma experiência muito próxima do real. Além de mostras que estão atualmente em cartaz no museu, também estão disponíveis algumas antigas, como “Irmãos Campana”.
Desde o início da pandemia, o MON ainda disponibiliza, semanalmente, vídeos de oficinas artísticas e mediações em exposições. Todas podem ser acessadas AQUI, no site MON em Casa.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Uma série de posts no Instagram do MCAA tem imagens e textos do pré-lançamento da exposição “Dois Tempos, um Mesmo Olhar”, com curadoria de Adriana Rede, que estabelece uma pontes e relações entre os trabalhos de Alexandre Frangioni e Alfredo Andersen.
Já no YouTube do MCAA, o artista visual Lavalle, que é orientador do ateliê de pintura e desenho do museu, iniciou uma série de lives com outros artistas plásticos. Na primeira, ele conversou com João Paulo de Carvalho, pintor que discutiu não apenas seu trabalho, como também a influência do Museu Alfredo Andersen em sua vida e obra.
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Com o fechamento da biblioteca durante a pandemia, foi lançada a fanzine digital Era Uma Zine, especialmente para o público infantil. Cada uma das mais de 60 edições, que são lançadas periodicamente, tem um tema específico e um projeto gráfico novo. Confira AQUI.
Em abril de 2020, a BPP também lançou o canal no YouTube BPP Conta, com duas seções: a Infantil Convida, publicada às segundas-feiras, traz conteúdos selecionados e gravados por contadores parceiros, e a hora do Conto Virtual, que vai ao ar às quartas, disponibiliza vídeos produzidos pela própria equipe da biblioteca.
Já para os adultos, a BBP disponibilizou em seu site, AQUI, as versões digitais gratuitas de todos os livros já lançados pelo Selo Biblioteca Paraná. São opções de diversos gêneros, como conto, poesia, romance e entrevistas. Todos estão no site, onde também são publicadas as edições na íntegra do Jornal Cândido, especializado em literatura.
Teatro Guaíra
Para quem está com saudades de ver os músicos e bailarinos no palco, o Teatro Guaíra tem a playlist Guaíraflix em seu canal no YouTube, que reúne os principais sucessos do Balé Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná. Estão na lista clássicos como O Lago dos Cisnes, com o balé, e a ópera João e Maria, com a orquestra.
Recentemente, para celebrar o aniversário de 36 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), foi lançado o Podcast da OSP, apresentado pelos músicos Analaura de Souza Pinto e Sebastião Interlandi Jr., que abordará temas variados sobre música a cada mês. O primeiro episódio, já disponível no Spotify, SoundCloud e Deezer, é com Eleni Betes, a principal fundadora da orquestra, e conta o percurso percorrido nos bastidores do poder para convencer os políticos do estado sobre a importância de se criar uma orquestra para o Teatro Guaíra.
VEJA TAMBÉM: Mia Cara: Cine Passeio tem mostra gratuita de filmes italianos contemporâneos
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Para fazer um panorama do acervo do MAC Paraná, composto por mais de 1.800 obras de arte contemporânea, semanalmente o público pode conferir a série #MacDeCasa, no Instagram e Facebook, com conteúdos que apresentam mais profundamente os artistas por meio de resgate de registros inéditos dos trabalhos. As publicações são pequenas aulas de história da arte do Paraná e do Brasil, baseadas em informações presentes nos arquivos, documentos e biblioteca do Setor de Pesquisa do MAC.
O museu também organiza uma newsletter, enviada quinzenalmente, com uma curadoria de conteúdos múltiplos relacionados ao universo da arte e cultura. São dicas de leituras, músicas, recomendações selecionadas de programação de diversas instituições culturais do Brasil e de fora. Para receber a newsletter “Da Janela de Casa” gratuitamente no seu e-mail, basta se inscrever AQUI.
Ave Lola Espaço de Criação
Com as portas de sua casa fechadas, a companhia curitibana Trupe Ave Lola reinventou sua maneira de fazer teatro. Constantemente, eles apresentam espetáculos feitos especialmente para o mundo virtual e, recentemente, lançaram uma peça radiofônica, a Frequência Instável”, escrita e dirigida por Ana Rosa Genari Tezza, fundadora da trupe.
Outro lançamento da trupe durante a pandemia foi a websérie “Trupe Ave Lola de Teatro – 10 anos em 5 atos”, que conta toda a história da companhia, com seus mais variados projetos. As duas produções estão disponíveis no canal do YouTube Ave Lola Cultural.
Fundação Cultural de Curitiba
Administradora de diversos espaços e projetos culturais da cidade, a Fundação Cultural de Curitiba apresenta em sua página do Facebook uma variedade de conteúdos. São shows especiais pelo Conservatório de MPB, oficinas da Casa Hoffmann, vídeos que contam um pouco da história da Gibiteca, contações de histórias com mediadores do programa Curitiba Lê, entre outros, além de vídeos especiais de diferentes vertentes artísticas selecionados por meio de editais do FCC Digital.
Importante lembrar ainda que além dos espaços culturais, diversos artistas ainda continuam seu trabalho em apresentações pelas redes sociais, que sempre divulgamos aqui em nosso site.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.