Dramaturgas em Cena: CiaSenhas de Teatro abre seleção para textos inéditos de autoras brasileiras

Projeto da companhia curitibana busca dar visibilidade às mulheres e abrir discussões sobre a autoria feminina e as condições de trabalho das artistas

A CiaSenhas de Teatro acaba de abrir uma convocatória para o “CiaSenhas Aciona: Dramaturgas em Cena”, que selecionará 20 textos inéditos produzidos por dramaturgas brasileiras. As inscrições vão até 30 de junho e devem ser feitas NESTE FORMULÁRIO, onde também está disponível o edital.

Os textos selecionados serão gravados em formato podcast e integrarão uma mostra que acontecerá em fevereiro de 2022. A curadoria das dramaturgias será feita pelas autoras Dione Carlos, Lígia Souza e Sueli Araujo, com foco nas relações e construções a partir da condição da mulher, destacando ou projetando outras realidades possíveis nas narrativas femininas hegemônicas. Será realizado um recorte do que tem sido produzido por mulheres nas cinco regiões do país. As escritoras contempladas pelo edital receberão uma ajuda de custo referente à participação no projeto.
Para a segunda fase do projeto, a CiaSenhas convidou cinco importantes grupos teatrais da cidade: Antropofocus, Súbita Cia. de Teatro, Grupo Obragem, Minha Nossa Cia. de Teatro e P.U.T.O, que gravarão os textos selecionados em formato de podcast.

Aumento de visibilidade para as mulheres

Pesquisas afirmam que 67% dos livros publicado no Brasil são de autoria masculina, 28% de autoria feminina e 5% mista. Esse é um retrato evidente da falta de visibilidade que as mulheres possuem no movimento artístico brasileiro. A convocatória visa dialogar com a onda de resistência e afirmação das mulheres artistas brasileiras, colocando Curitiba na rota de discussões acerca da Dramaturgia de Mulheres no Brasil.

VEJA TAMBÉM: Editora Medusa lança edital de convocação para residências artísticas e oficinas de formação

“O CiaSenhas Aciona: Dramaturgas em Cena acredita na necessidade e urgência deste chamamento, não somente por apresentar os textos de dramaturgas brasileiras à cidade, mas também por inserir discussões sobre a autoria feminina, as condições de trabalho das mulheres artistas, estimulando o avanço de produções escritas realizadas por mulheres no Brasil”, afirmam as curadoras.
Segundo elas, com essa ação o Brasil terá acesso a um repertório de escritoras e textos que alimentarão as possibilidades de diálogo e de discussão do universo feminino. “Ao discutir a dramaturgia feminina de hoje, toda uma história do gênero é revista”, apontam.
Durante a mostra que acontecerá em 2022 também acontecerão palestras e debates abordando temas como a dramaturgia feita por mulheres e as narrativas da oralidade, além do lançamento de um minidocumentário sobre o processo de criação do projeto.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img