Você sabia que é importante fazer o acompanhamento da gestação dos pets? Saiba o porque no artigo de hoje
Por Jacqueline Felippetto
A gestação de gatinhas e cachorrinhas leva em torno de 60 a 63 dias e nesse período é muito importante o acompanhamento do médico veterinário, pois um pré-natal bem realizado pode evitar problemas durante o parto e também uma gravidez saudável. O veterinário é quem vai calcular quando será o nascimento dos filhotes, muitas vezes o dono não percebe quando seu animalzinho cruzou e em alguns casos só descobrem perto do nascimento dos filhotes que a gatinha ou cachorrinha está prenha.
Na gestação é importante que a futura mamãe tenha uma suplementação de nutrientes que pode ser encontrada nas rações e em produtos específicos como comprimidos, mas sempre indicado pelo médico veterinário. Entre os problemas que podem surgir, a eclâmpsia, também chamada de tetania puerperal, é uma das mais graves. Durante as crises, a futura mamãe chega a ter convulsões e se não for tratada rapidamente pode morrer. A eclâmpsia ocorre devido à baixa de cálcio no organismo da fêmea por causa da formação dos filhotes e da produção do leite, por isso a importância da suplementação de cálcio.
Exames como a ultrassonografia também são indicados, pois pode se observar a quantidade e tamanho dos filhotes, o posicionamento dos fetos e se há sofrimento fetal ou não – nesse caso é feita uma cesariana urgente. Pensa que acabou? Depois que os filhotes nascem, são mais 45 dias com a mamãe e precisam de muitos cuidados, para só depois serem liberados para os futuros tutores.
Dá trabalho, não é mesmo!? Portanto, pense muito bem se quiser que a sua gatinha ou cachorrinha tenha filhotes e sempre procure a orientação do médico veterinário. Fica a dica!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.