Mais do que amar incondicionalmente, temos muito a aprender com os nossos cães
Jacqueline Felippetto
Os cães têm muito a nos ensinar, é só prestarmos atenção. As pessoas acham tão bonito amor incondicional que eles transmitem, mas por que não fazem isso com seu próximo? Por que não tornar essa atitude um hábito? Confira essa e outras lições que podemos aprender com nossos cachorros.
Não guarde mágoas
Você já percebeu que o cão pode levar uma bronca, mas logo em seguida parece esquecer e vem com rabinho abanando? Ele realmente esquece totalmente da bronca e não guarda mágoa ou rancor por causa disso. O importante para ele é o seu tutor e mais nada.
Demonstre amor
Os cães não têm medo de demonstrar o amor puro e verdadeiro. Ele ama seu tutor pelo o que ele é e não pelo o que ele tem. O amor é um sentimento nobre e os animais sabem demonstrá-lo como ninguém. Por que não podemos sermos assim também? Por que tanta dificuldade em demonstrar o amor verdadeiro e sem interesse, não é mesmo?
Aprecie as coisas simples da vida
Os cães gostam de ficar no sol, na chuva, gostam de brincar, aliás, eles adoram e se divertem muito. Eles curtem e apreciam ficar com quem eles amam, gostam de um passeio, um afago e até uma conversa até com seu tutor – pode observar que eles adoram isso. E você? Já parou hoje para apreciar o sol, o céu, os pássaros? A felicidade está nas coisas simples da vida e os cães sabem nos ensinar como ninguém isso.
Seja fiel e companheiro
É tão bom estar perto de quem amamos e os cães sabem muito bem disso. Eles ainda estão dispostos a defender seu tutor sempre. A fidelidade canina é algo supremo. O mundo pode te abandonar, mas o cãozinho nunca faria isso com seu tutor. Quantas histórias temos de animais que ficam esperando o seu tutor na porta dos hospitais, ao lado dos túmulos e em diversas outras situações… Sempre se mantendo fiel e companheiro.
Não desista
Pode observar que os cães não desistem quando eles têm um objetivo. Eles tentam até conseguir e ainda levam na brincadeira essa tentativa. Até podem até cansar um pouquinho, mas que eles não desistem do objetivo deles, isso não acontece mesmo.
O companheirismo, a alegria de viver, não guardar mágoas, brincar com as coisas da vida, se divertir, curtir, ser mais leve… É só observarmos os cachorros que vamos aprender muito com eles sempre.
Espero que tenham gostado e até a próxima semana, quando vou falar sobre o que os gatinhos podem nos ensinar!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.