De alergias alimentares a micoses, as coceiras podem ser provocadas por diversos motivos e precisam de tratamento
Jacqueline Felippetto
No dia a dia da clínica, uma das reclamações mais comuns dos tutores de pets é a coceira. Às vezes, os bichinhos se coçam tanto que chegam a provocar sérias lesões na pele, causando vermelhidão e propiciando infecções.
Quando estão com coceiras, geralmente eles se lambem ou passam a mordiscar constantemente o local que está incomodando. As principais causas são alergias alimentares, de contato, a pulgas e dermatite atópica (provocada por alérgenos ambientais).
A sarna sarcóptica (em cães), a sarna notoédrica (em gatos) e micoses também podem causar coceiras insuportáveis nos pets. A inflamação e infecção do ouvido são outras condições que, além de provocar dor, coçam.
Mas, é necessário um exame clínico minucioso para saber exatamente a causa de uma coceira e, em muitos casos, os exames laboratoriais ainda ajudam a complementar o diagnóstico. Na Medicina Veterinária, temos a especialidade de Dermatologia, pois é sempre é importante contar com um especialista, já que os problemas de pele precisam ser tratados à risca.
Muitos tratamentos para alergia demandam tempo, paciência, exames, banhos medicamentosos, entre outros cuidados para que ocorra a cura. Dependendo do diagnóstico, o tratamento dura a vida toda do animalzinho. Já existem no mercado pet inúmeros medicamentos específicos para problemas dermatológicos e que têm excelentes respostas, melhorando a qualidade de vida do cão ou gatinho.
Percebeu que o seu pet está se coçando demais, leve-o quanto antes para uma avaliação veterinária. A coceira, além de ser indicativo de problemas de pele ou alergias, causa muito estresse no bichinho. Fique atento!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV