Obra relembra toda a trajetória da banda mais famosa do mundo, desde a adolescência dos integrantes até a separação
Mais do que uma banda, os Beatles influenciaram gerações de jovens e são os responsáveis por levar o rock para os quatro cantos do mundo e mudar a história da música. Mesmo depois de 51 anos do fim da banda, existem fatos sobre a vida dos garotos de Liverpool que muitos ainda não conhecem.
Embora haja muita disseminação de informação, existem histórias que ainda surpreendem os fãs e, claro, os amantes da velha e boa música. Os registros de entrevistas e shows, os acontecimentos, os discos produzidos, tudo o que se refere a John, Paul, George e Ringo, estão na obra “Dossiê Beatles” (Editora Universo dos Livros), disponível para venda nos formatos e-book e audiolivro no site da Tocalivros.
Os quatro garotos de Liverpool provocaram uma verdadeira febre, a Beatlemania, um fenômeno comportamental de adoração às suas canções e ao seu estilo que tomou conta de milhares de jovens em todo o mundo. Seus figurinos e penteados eram copiados, seus discos tinham vendagens enormes, seus filmes faziam estrondoso sucesso. Depois, veio a as carreiras solos, o assassinato de John em dezembro de 1980 e a morte de George em 2001.
“Dossiê Beatles” relembra da banda desde as origens de John, Paul, George, Ringo, todos de famílias proletárias da cidade de Liverpool e com uma forte ligação com a música desde cedo, além de acompanhar a formação de John Lennon e os Quarrymen, as dificuldades dos primeiros tempos, as apresentações em Hamburgo, os encontros com Brian Epstein e George Martin, a consagração, as viagens aos Estados Unidos, o sucesso internacional e, finalmente, a separação.
Quer conhecer alguns desses fatos? Então, confira algumas das cinco curiosidades sobre os integrantes dos Beatles presentes na obra:
1. Os Beatles procuravam trabalhar imagem e som. Música e vídeo. À moda Elvis Presley, o cinema contribuiu para divulgar a banda. Vídeos de “Paperback Writer” e “Rain” foram enviados à TV antes da existência de canais de videoclipes, prenunciando a MTV
2. Assim como John, Paul sofria o duríssimo baque da precoce morte materna. Padecendo de um câncer no seio, Mary morreu vítima de um embolismo, depois de realizar uma mastectomia. Paul tinha 14 anos e estudava no Liverpool Institute for Boys
3. Quem foi o verdadeiro quinto Beatle? Na opinião de muitos beatlemaníacos o “Quinto Beatle” são dois: o empresário Brian Epstein e o produtor George Martin. Por quê? Porque os Beatles não seriam Beatles sem eles. Um na arena gerencial e outro na produção dos discos
VEJA TAMBÉM: 50 anos sem Beatles: “Come Together” é a música mais tocada
4. O popstar Michael Jackson cometeu em 1985 um dos lances mais ousados da indústria fonográfica: por U$ 47,5 milhões comprou a ATV Music, proprietária de um catálogo de 263 canções dos Beatles. Na prática, Jackson passou a controlar os direitos sobre a obra do Fab Four (os quatro fabulosos)
5. Os Beatles venderam cerca de 2 bilhões de cópias de LP’s, EP’s, K-7’s, singles, CD’s e DVDs. As compras após 1970 correspondem à maior fatia desses números, o que atesta a perenidade da banda
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.
Tudo isso que vivemos em todos os meios mundiais de comunicado, que os Beatles permaneceu e permanecerá em evidencia por muito tempo Prova disso a banda tem muitos admiradores de todas idade inclusive crianças e adolescentes.