O documentário “Uma fina camada de Gelo”, que conta um pouco da história da cena musical curitibana, estreia na Cinemateca de Curitiba
Em setembro de 2013 o gaúcho Vinicius “Tchê” Ferreira começou a pesquisa que resultaria no documentário “Uma Fina Camada de Gelo”, um recorte sobre a cena da música autoral produzida em Curitiba desde a década de 70. A empreitada se completa no dia 22 de julho, quando a Cinemateca de Curitiba recebe as primeiras sessões gratuitas de lançamento do trabalho.
Serão duas sessões, às 15h e as 16h15, seguidas de um bate-papo com a participação do diretor do filme, do produtor executivo, Fabiano Neves, do músico Theo Ruiz e do escritor Eduardo Mercer, com mediação da jornalista Adriane Perin. Como as vagas são limitadas, é indicado fazer uma inscrição prévia, enviando nome completo e RG pelo e-mail finacamadadegelo@gmail.com.
Trazendo um ‘olhar estrangeiro’ à cena, o diretor do filme descobriu as histórias e personagens conforme fez as entrevistas. O eterno questionamento sobre “o que é fazer sucesso”, como o encaram os que conseguiram alcançar um ponto mais alto e o que dizem aqueles que conquistaram espaço dentro de um nicho particular, além da questão de como manter-se financeiramente trabalhando exclusivamente como músico.
“O Sr. Banana, por exemplo, um dia era underground, noutro estava na Xuxa e depois estava de volta ao anonimato. Ou o Psychobilly e o hardcore que se firmaram, a partir de Curitiba, como referências nacional e internacional, em casos como as bandas Resist Control e Os Catalépticos”, cita o diretor, que conversou com artistas, produtores e jornalistas e utilizou informação do acervo do Musin (Museu da Música Independente), mantido pelo pesquisador Manoel Neto e pelo jornalista Rodrigo Juste Duarte.
Segundo Vinicius, o documentário se aproxima da atualidade devido a um fato histórico importante que foi a chegada da internet, também retratada no filme. “Tudo que era feito da forma punk, do faça você mesmo nos anos 70, 80 e 90 ganhou fôlego e facilitou para que as novas gerações administrassem suas escolhas e agendas sem a tutela de uma gravadora. A experiência das gerações anteriores, então, vira bagagem para a geração 2000, com o reforço de toda tecnologia que surgiu”, explica.
Para o produtor executivo do projeto, o advogado e músico Fabiano Neves, todo resgate histórico é importante para o fortalecimento de um movimento cultural musical . “Espero que o projeto gere a reflexão de que ser músico é tão difícil quanto qualquer outra profissão. Necessita estudo, trabalho, perseverança, empreendedorismo e vocação, nada mais, nada menos que qualquer outra atividade profissional”, afirma.
SERVIÇO: Estreia do documentário “Uma Fina Camada de Gelo”, de Vinicius Ferreira.
Data: 22 de julho
Horário: 15h e 16h15.
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada gratuita. Mas, como as vagas são limitadas, é indicado fazer uma inscrição prévia, enviando nome completo e RG pelo e-mail finacamadadegelo@gmail.com.
Mais informações na página oficial do Facebook.