Filmes do diretor Ingmar Bergman serão exibidos todas as terças e quintas-feiras do mês de julho no Cine Sesc Esquina
O projeto CineSesc homenageia um maiores diretores da história de sétima arte, Ingmar Bergman, que faria 100 anos no dia 30 de julho. Toda terça e quinta-feira deste mês, serão exibidos os maiores clássicos do diretor. As sessões acontecem sempre às 12h e 18h, na Sala Cine Sesc Esquina. A entrada é gratuita.
Bergman é considerado um dos principais nomes da história do cinema e dirigiu, ao longo de 73 anos de carreira, 52 filmes e mais de cem peças teatrais. Na extensa lista de premiações que ganhou, estão os troféus nos festivais de cinema de Cannes, Berlim e Veneza. Ele influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko.”
Por meio de sua impecável construção visual e forte influência de dramaturgos como Strindberg, Shakespeare e Ibsen, Bergman traz nos temas centrais de suas obras o estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais e a angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre o bem e o mal. Como recurso técnico, o flashback se tornou ferramenta essencial em suas narrativas e se transformou na marca registrada de seus filmes, assim como a interação do ator com a câmara, como se estivesse dialogando ou olhando para o espectador.
Confira programação completa:
12 de julho – A hora do lobo
(89min/ Drama – Terror / 1967)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Um pintor e sua esposa vão morar em uma ilha afastada de tudo e conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida do casal, que já estava atormentado pelos pesadelos do pintor e por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.
17 de julho – Vergonha
(102min/ Drama /1968)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se dizem apolíticos vivem isolados em uma ilha, onde sustentam-se com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha, que responde criando um movimento de guerrilha. A partir desse momento, eles não poderão ficar mais alheios a tudo que acontece, e terão que lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.
19 de julho – Sonata de Outono
(97min/ Drama /1978)
Classificação: 16 anos
Sinopse: após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer.
24 de julho – Fanny e Alexander
(188min/ Drama /1982)
Classificação: 16 ANOS
Sinopse: – No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
26 de julho – Na Presença de um Palhaço
(118min/ Drama /1997)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert.
31 de julho – Face a Face
(144min/ Drama /1976)
Classificação: 16 anos
Sinopse: Jenny Isaksson (Liv Ullmann) é uma psiquiatra casada, que é assombrada por visões de uma velha e passa a sofrer uma profunda depressão. Na procura desesperada de fugir deste pesadelo ela tem um caso com Tomas Jacobi (Erland Josephson), um médico casado. Isto só serve para provocar nela uma crise histérica e, quando tem novas alucinações com a velha mulher, ela tenta suicídio. Enquanto está entre a vida e a morte ela imagina ver todas as pessoas que tiveram alguma influência em sua vida. Quando está se recuperando ela consegue entender quem é a velha senhora e por qual motivo provoca tanto sofrimento.
SERVIÇO: Mostra Ingmar Bergman no Cine Sesc Esquina
Data: até 31 de julho (terças e quintas)
Horário: 12h e 18h
Local: Cine Sesc Esquina – Rua Visc. do Rio Branco, 969 – Centro
Entrada gratuita. Sujeito a lotação do espaço.