A Mostra Olhares Indígenas apresenta documentários feito pelo cineasta indígena Ítalo Mongconãnn
Neste domingo e segunda-feira, 9 e 10 de dezembro, a partir das 15h30, o Cine Guarani exibe a Mostra Olhares Indígenas. Serão exibidos dois documentários produzidos pelo cineasta indígena Ítalo Mongconãnn, egresso do curso de cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apenas no domingo, após a projeção dos curtas, haverá mesa-redonda.
Com a proposta de descolonizar o olhar, a mostra exibe o curta Os povos Originários Catarinenses. O filme destaca o direito de ir e vir dos povos originários de Santa Catarina. O curta aborda os tempos atuais e a resistência desses povos em não deixar seu passado para trás.
Em seguida, será exibido o curta Resistir: Vários povos, uma só luta. A proposta desse curta é apresentar as dificuldades e lutas dos estudantes indígenas inseridos na Universidade Federal de Santa Catarina. A ideia de fazer o documentário surgiu quando houve publicações racistas em páginas de redes sociais e o vídeo veio em resposta a isso.
A mostra tem apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural.
Exposição
E a partir de segunda-feira, 10 de dezembro, o Hall do Cine Guarani recebe a Mostra fotográfica Énh Ávanh – Meu Olhar. A exposição reúne 16 retratos feitos por Ítalo Mongconãnn, na Terra Indígena Laklãnõ, no município de José Boiteux. A mostra fica em cartaz até o dia 14 de dezembro.
A entrada para todos os dias é gratuita. O Cine Guarani está localizado dentro do Portão Cultural, na Avenida República Argentina, 3430 – Portão.